Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 23 de Janeiro de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Cultura gaúcha ganha destaque na 10ª edição do evento

, 17 de agosto de 2012 às 13h40

Um evento repleto de novidades e diversas programações. É isso que o público pode esperar da 10ª edição do maior evento da educação e cultura de Arroio do Meio, a CulturArte, que se realiza de 14 de agosto a 06 de setembro. O lançamento oficial ocorreu na manhã da terça-feira em frente ao prédio da secretaria de Educação e Cultura e contou com a presença das diretoras das escolas municipais e Educação Infantil, autoridades e convidados.

Para comemorar os 10 anos do evento, a secretaria de Educação apresenta neste ano a CulturArtchê, que tem como proposta evidenciar a cultura gaúcha nas suas diferentes manifestações. Com esse espírito, o lançamento teve a participação do CTG Querência do Arroio do Meio, CTG Herança Nativa e Piquete Recanto Gaúcho.

A secretária de Educação Eluise Hammes destaca que a CulturArte apoia, incentiva e viabiliza o Núcleo Municipal de Cultura. “É uma grande vitrine onde se pode mostrar tudo que é realizado em termos de educação e cultura no município. Nestes 10 anos de evento, temos o propósito de evidenciar a cultura gaúcha e mostrar a história e a cultura do nosso povo”. Na ocasião, Eluise expôs aos presentes os detalhes da programação que integram a CulturArtchê e a XXII Feira do Livro.

Para abrilhantar a manhã, a solenidade contou com as apresentações do Coral Canção e Vida, da Escola Tancredo Neves e Amam II que entoou quatro canções, além da presença do declamador André Ziem, do CTG Querência do Arroio do Meio, que declamou a poesia Ave Maria do Peão. A coordenadora do departamento cultural do CTG Querência, Regina Rodrigues, explicou sobre o projeto Mala de Garupa, uma biblioteca itinerante que tem como principal objetivo levar às escolas livros da cultura rio-grandense, para que os alunos conheçam um pouco mais sobre a história do Estado em que vivem.

Para finalizar, os cavalarianos dos CTGs e da Brigada Militar deram início ao projeto Mala de Garupa. As primeiras escolas a receberem o projeto foram a escola Guararapes e o Colégio Bom Jesus São Miguel.

A 10ª edição da CulturArte e XXII Feira do Livro envolverá aproximadamente 3.200 alunos e comunidade em geral. Entre as programações estão o Encanta Arroio do Meio, Palco Aberto de Talentos, Mostra Estudantil de Curtas Arroio-meenses, Escritor Presente, que neste ano terá como convidadas as escritoras Lenira Heck e Greicy Weschenfelder, entre outras atrações.

O evento é uma promoção da secretaria de Educação e Cultura e envolve a comunidade, alunos e professores do município, evidenciando diferentes manifestações culturais, além de possibilitar a expressão de novos talentos locais.

Por daiane