Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 02 de Dezembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Seminário de Educação enfatiza a educação inclusiva

, 17 de julho de 2012 às 8h30

Com o tema Configurações de um cotidiano escolar inclusivo, a secretaria de Educação de Arroio do Meio promove nos dias 18 e 19 de julho mais uma edição do Seminário de Educação. O evento ocorre no auditório Irmã Nísia, no Colégio Bom Jesus São Miguel e no auditório da Emef Bela Vista.

Em visita à redação do AT, a secretária de Educação, Eluise Hammes e a coordenadora do MEC no município, Naiara Tres deram detalhes sobre a programação do seminário, que ocorre na próxima semana. “Uma das novidades deste seminário será o momento de sensibilização. Um espaço onde as escolas poderão expor ao grande grupo os projetos realizados no educandário”. Ao todo participam do evento cerca de 200 professores das 13 escolas municipais.

Nesta sensibilização estão inclusas as Emefs Afonso Celso, Duque de Caxias, Getúlio Vargas e Itororó que englobam o projeto Escola da Terra; Programa Mais Educação apresentado pelas Emefs Bela vista e Tancredo Neves; Educação de Jovens e Adultos – EJA pela Emef Barra do Forqueta e apresentação do Projeto Verde é Vida, da Emef Professor Arlindo Back. A decisão do nome do seminário tem a ver com a construção em cima de uma escola inclusiva. “Temos um desenho de uma escola inclusiva e queremos estudar isso e fazer que funcione”, salienta a secretária.

No dia 18, às 8h, a temática a ser trabalhada será A mudança de paradigma como referencial da prática educacional, ministrado pela pedagoga e orientadora educacional Alice Teresinha Theis. “Alice irá abordar a prática do professor em sala de aula, frisando paradigmas e referenciais”, destaca Naiara. Na parte da tarde, as professoras de História, Carla Schroeder e Mara Forneck farão a apresentação de um livro pedagógico para o quarto ano, elaborado por elas, que conta a história e geografia de Arroio do Meio. Conforme Naiara, já existia um livro específico sobre Arroio do Meio e ele foi reformulado e atualizado pelas professoras. Editado pela Univates traz uma visão mais moderna de referencial, com atividades pedagógicas para o aluno trabalhar. “É um material que vem para agregar o trabalho do professor em sala de aula e, provavelmente deverá ser lançado na Culturarte”.

Na manhã do dia 19, a temática a ser trabalhada ficará a cargo do professor de Matemática da rede municipal de ensino, José Ambreu Diedrich, que irá falar sobre avaliação e aprendizagem. Na parte da tarde, a diretora da Assistiva Tecnologia e Educação, Rita Bersch, trabalha com os professores, a temática Uma escola para todos: a educação especial na perspectiva inclusiva. Rita é Mestre em Design pela UFRGS, com pesquisa na área de Tecnologia Assistiva.

No dia 20 ocorre o Dia de Estudos na Escola, o momento em que os professores das escolas municipais se reúnem durante todo o dia, para debater com os demais educadores, os aspectos abordados no seminário, para o contexto da escola. Cada educandário organiza seu Dia de Estudos a partir das temáticas definidas pelo grupo de professores. “É importante que os professores também tenham esse momento, para que possam se atualizar e proporcionar aos alunos aulas cada vez mais produtivas”, ressalta Eluise.

Simpósio da Educação Infantil

Na manhã do dia 20, cerca de 120 educadoras das oito Escolas Comunitárias de Educação Infantil do município participam no auditório Irmã Nísia, da VIII Simpósio Municipal da Educação Infantil. Na ocasião haverá uma conversa com a pedagoga e orientadora educacional Alice Teresinha Theis, que irá falar sobre o cuidar e educar com alegria, sensibilidade e afetividade. Na parte da tarde, serão realizadas atividades nas próprias Eceis, de acordo com a necessidade de cada escola, sendo que uma das temáticas a serem discutidas será Avaliação.

O período de recesso escolar das escolas municipais será de 18 a 29 de julho. Os professores participam do Seminário de Educação e Dia de Estudos (18, 19 e 20 de julho). Para os professores o recesso escolar será de 21 a 29 de julho. As aulas reiniciam no dia 30 de julho.

Por daiane