Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 25 de Novembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

População elege prioridades para o município e região

, 6 de julho de 2012 às 11h00

A quarta-feira foi de votação no Vale do Taquari. Centenas de pessoas foram às urnas eleger as prioridades da região para receber recursos do governo do RS no orçamento de 2013 por meio da Participação Popular e Cidadã. A votação ocorreu através de urnas fixas, itinerantes e pela internet.

Cada eleitor pode escolher quatro opções de investimentos, nas áreas que considera de maior importância para sua cidade e duas para a região. Em Arroio do Meio, foram disponibilizadas 10 urnas para votação. Neste ano foram 25 demandas em votação, subdivididas em prioridades municipais e regionais. Para a região foi disponibilizado o montante de R$ 6 milhões, valor que será investido nas mais diversas áreas como saúde, educação, agricultura e segurança.

Entre as demandas oferecidas para o município, as principais eram: fortalecimento da cadeia produtiva do leite (Projeto Leite Gaúcho); irrigação e usos múltiplos da água; aquisição de equipamentos básicos e de qualificação pedagógica para escolas da rede estadual do Vale do Taquari; apoio aos hospitais do Vale do Taquari para aquisição de equipamentos e/ou reforma e/ou ampliação e reaparelhamento dos órgãos de segurança do Vale do Taquari. Já entre as prioridades regionais para o Vale do Taquari e que possam ajudar o município estão Sanidade Animal com o Programa de Controle e Erradicação e Brucelose; Estudos Técnicos de Infraestrutura (duplicação das rodovias RS 128, RS 129, RS 130 e ponte sobre o rio Taquari).

Importância do voto popular

O morador de Rui Barbosa, Ermilo Höfle, foi um dos que votaram na Consulta Popular. Höfle ficou sabendo da votação através dos meios de comunicação, mas já havia participado mais vezes. “Optei por votar nas áreas de saúde e agricultura, pois são bem importantes para mim. Acho bom que a população vote, pois assim, ajuda a definir coisas boas para o município”.

Já Pedro Führ, de Bela Vista, afirma que é a primeira vez que participa da votação, porém, já tinha ouvido falar sobre o assunto. “Minha prioridade é votar em melhorias para a saúde, pois é um setor que merece bastante atenção. Acho importante as pessoas votarem também e, espero que os governantes governem com justiça e apliquem bem os recursos, respeitando os votos da população”.

Daniela Fernandes, da Barra do Forqueta também votou pela primeira vez. “Penso que por ser recursos destinados à região, é importante sim a participação da comunidade. Por outro lado, seria bom também que os governantes respeitassem o voto do povo e aplicassem os recursos de forma correta”.

Por daiane