Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 07 de Junho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Casa do Museu receberá investimento superior a R$ 100 mil

, 20 de julho de 2012 às 15h03

Espaço abrigará futuro Museu Municipal de Arroio do Meio

Na última semana a Administração Municipal de Arroio do Meio recebeu a confirmação do depósito de R$ 126 mil na conta do município, referente recursos do edital Mais Museus 2010. O valor será aplicado na Casa do Museu, localizada na rua Visconde do Rio Branco, nº 604, para a efetiva implantação do Museu Municipal de Arroio do Meio.

O município teve um dos oito projetos contemplados em 2010, sendo o único representante de todo o Rio Grande do Sul. O atraso na liberação do recurso se deu devido o aguardo à disponibilidade orçamentária do Ministério da Cultura para a celebração de convênios relativos a projetos encaminhados no exercício de 2010. Dentre os investimentos na Casa do Museu está prevista a assessoria técnica para elaboração do plano museográfico e museológico, oficinas de educação patrimonial, compra de móveis e equipamentos, melhorias no sistema de iluminação e climatização, reforma do porão para instalação da sala reserva (espaço adequado para tratamento e guarda do acervo), sala para cursos e oficinas, e revitalização do pátio localizado nos fundos do prédio, transformando o espaço num local de convivência, com palco e bancos para a realização de futuros eventos culturais ao ar livre.

Desde 2009 a Casa do Museu sedia exposições com diferentes temáticas, além de promover oportunidades culturais gratuitas, como sessões de cinema, saraus e oficinas envolvendo a comunidade local e regional. Em reconhecimento às ações culturais desenvolvidas pela equipe, o município foi contemplado com o Troféu Cultura 2010, na categoria patrimônio e memória. A Casa do Museu é vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e tem a professora Carla Jaqueline Schroeder na coordenação técnica.

Por daiane