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AES Sul investe R$ 36,6 milhões na região

, 21 de julho de 2012 às 22h30

O crescimento acelerado da demanda por energia elétrica, principalmente neste último verão que aumentou 14,7% na comparação com igual período de 2011, fez com que a AES Sul acelerasse investimentos e antecipasse algumas obras, visando qualificar o fornecimento e o atendimento aos clientes.

Somente no Vale do Taquari, onde a AES Sul atende 80 mil clientes, estão sendo investidos R$ 36,6 milhões. Este valor é 12,5% maior do que em 2011. Os recursos estão sendo aplicados em mais de mil obras –como ampliação e construção de subestações, alimentadores e redes de distribuição, reformas de rede, podas de árvores, substituições de postes, troca de transformadores, entre outros.

Todas essas ações deixam a rede de distribuição de energia elétrica mais robusta, aumentam a oferta de energia e permitem restabelecer o fornecimento mais rapidamente em casos de interrupções, além da maior oferta de energia. Indicadores da companhia já mostram resultados significativos. Os índices tiveram um desempenho de 30% melhor nesses últimos meses.

Contudo, a execução dessas obras e melhorias exige que se faça desligamentos programados, os quais, às vezes, são confundidos com problemas na rede. Obras como troca de postes, reformas de rede, entre outras, na maioria dos casos, são feitas com a energia desligada.

No Estado a AES Sul está investindo este ano R$ 310 milhões na rede de distribuição de energia elétrica, visando qualificar o atendimento aos seus 1,2 milhão de clientes nos 118 municípios da área de concessão, localizados nas Regiões Metropolitana, Vales do Rio Pardo e Taquari, Central e Fronteira Oeste.

Na região a concessionária disponibiliza atendimento presencial em todos os municípios, através da Rede Conveniada. Em Lajeado há três pontos de atendimento presencial, um em loja própria e dois em estabelecimentos conveniados. Além disso, a empresa oferece a Central de Relacionamento pelo 0800 707 7272, com atendimento 24 horas para solicitação de todo tipo de serviço, o Torpedo Fácil – 28410 – para informar falta de energia elétrica e o site www.aessul.com.br.

Por daiane

Entre as principais melhorias, estão 1.056 obras de manutenção, 171 obras de adequação de nível de tensão, substituição de 4.800 postes de madeira por postes de concreto, adição de 16 caminhões com equipes de seis eletricistas cada, e 145 obras a pedido de clientes