Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 17 de Setembro de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Saúde

O café da manhã e sua importância

, 22 de junho de 2012 às 16h37

O café da manhã é uma das três principais refeições do dia enfatiza a nutricionista da Clínica Kerbes Jane Schwarzer. Para ela, os hábitos alimentares de cada pessoa são adquiridos ao longo da vida sendo a família a principal responsável em incentivar as crianças a desenvolverem esse hábito de forma saudável.

AT – Qual a importância do café da manhã para um dia produtivo?

Nutricionista Jane Schwarzer – O café da manhã é a principal refeição do dia. Como estamos teoricamente em jejum às 8h nosso organismo está tirando energia das reservas do corpo, sendo assim é importante repor os nutrientes para nosso organismo ter energia evitando assim uma hipoglicemia (redução do açúcar do sangue). É importante um café da manhã completo, sendo o carboidrato (pães, cereais, torradas) um dos principais nutrientes nesse momento uma vez que é a principal fonte de energia do organismo. É o único combustível que o cérebro utiliza e a sua falta pode causar alterações de humor e comprometimento da aprendizagem.

AT – Indisposição e cansaço podem ser consequência da falta de um bom café da manhã?

Jane – Sim. Pois como visto anteriormente um delicioso café da manhã fornece energia para começarmos o dia bem dispostos. É importante lembrar de fracionar bem a alimentação, fazendo os lanches nos intervalos entre as refeições principais, para diminuir a preguiça e a irritabilidade. Devemos caprichar na cor do prato, pois quanto mais colorido melhor. Praticar atividade física, mesmo que seja uma simples caminhada, deixa a pessoa mais disposta. Nunca faça atividade física em jejum.

AT – Há comprovação de que pessoas que tomam café da manhã apresentam uma melhor performance cognitiva, incluindo capacidades como memorizar e concentrar?

Jane – Sim. Estudos apontam efeitos positivos no desempenho cognitivo de estudantes, na atenção e memória, e também na frequência escolar de crianças e adolescentes. Os estudantes que consomem frequentemente café da manhã estudam por mais tempo do que os não consumidores dessa refeição, consequentemente, esses alunos apresentam melhor rendimento escolar. Sendo assim, é importante que os pais ou responsáveis incentivem o consumo dessa refeição.

Há comprovação ainda que alguns alimentos consumidos regularmente ajudam a estimular a memória, é o caso da linhaça, que consumida triturada traz esse benefício, além de reduzir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom). Esse benefício se dá devido ao ômega 3 contido dentro da semente. A linhaça triturada pode ser consumida no café da manhã em cima de frutas, cereais e pães.

AT – É correto pensarmos que o café da manhã é ainda mais importante para as crianças, por estarem em fase de desenvolvimento e formação dos hábitos alimentares?

Jane – Sim. Estudos mostram que um desjejum inadequado nutricionalmente contribui para escolhas alimentares impróprias durante o restante do dia e, a longo prazo, aumenta o risco para a obesidade. Em crianças, a omissão dessa refeição traz mudanças cognitivas e de comportamento, enquanto em adultos reflete hábitos adotados no passado, podendo contribuir para problemas de saúde, como, por exemplo, obesidade, doenças cardiovasculares e deficiências nutricionais.

AT – Qual o papel dos pais no sentido de cultivar o costume de tomar um café da manhã com alimentos nutritivos, considerando que são eles os responsáveis por comprar os alimentos que compõem as refeições de uma casa?

Jane – O café da manhã é muito importante para crianças e adolescentes que estão em fase de desenvolvimento e necessitam de alimentos nutritivos para melhorar o desempenho cognitivo. Sendo assim, os pais e responsáveis têm papel fundamental na formação dos hábitos dessas crianças, uma vez que são eles que compram os alimentos e muitas vezes preparam a refeição. Os pais são o espelho das crianças, elas adoram imitar os adultos, por isso, é importante que os mesmos também tenham o hábito de tomar o café da manhã com alimentos nutritivos, dando o exemplo.

AT – Pode apresentar algumas dicas para um café saboroso e nutritivo? E para as pessoas que não gostam de leite ou são intolerantes a ele, o que sugere?

Jane – Na correria do dia a dia, as pessoas quase não têm tempo de cuidar da sua alimentação. Por isso, aproveite algumas dicas de um café da manhã rápido e saboroso:

• Fruta da época com linhaça triturada, pão integral com requeijão, fatia de queijo branco, leite ou iogurte.

Para as pessoas que não consomem leite ou que são intolerantes a ele, a dica para um café da manhã nutritivo é:

• Mamão papaia, pão integral com margarina, extrato de soja (leite), chá ou suco de laranja natural.

Leite e derivados são as principais fontes de cálcio da alimentação, importante para a formação e manutenção da massa óssea. As pessoas que não consomem esses alimentos devem procurar um nutricionista para maiores informações, pois ao longo do dia vários alimentos fontes de cálcio podem ser consumidos para suprir as necessidades diárias, porém, alguns cuidados devem ser considerados, uma vez que alimentos ricos em ferro e cálcio não devem ser consumidos na mesma refeição tendo em vista que um inibe a absorção do outro.

Por daiane

Conforme Jane, hábitos alimentares inadequados na infância e adolescência podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como, por exemplo, diabetes, pressão alta e obesidade