Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 23 de Setembro de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

No compasso da dança sênior

, 15 de junho de 2012 às 10h21

Na edição do dia 8 de julho de 2011, Noely Brauwers e seu trabalho pioneiro com a dança sênior em Arroio do Meio ilustrou duas páginas de nosso jornal. Na ocasião, além de relatar seu envolvimento com a modalidade de dança destinada a pessoas idosas, Noely também expressou seu desejo de levar a dança para os grupos de idosos do município.

Na época, 24 alunos formavam o primeiro grupo de dança sênior do município, reunindo-se, desde o dia 30 de maio, semanalmente na antiga Escola Luterana São Paulo. Já no mês de julho, com o nome Tempo de ações, o grupo fez sua exibição oficial no Lar Bom Pastor (Amai). Em agosto, foi a vez de apresentar-se no Encontro Sinodal de Danças da Pessoa Idosa, realizado em Arroio do Meio.

Com mais convites para apresentações sendo recebidos, o grupo, que tem hoje 20 integrantes, decidiu confeccionar um traje oficial, que foi inaugurado no dia 12 de abril, em evento realizado em São Jacó, Estrela. O detalhe é que, para economizar, a roupa das mulheres foi praticamente toda costurada por Noely.

Como compromissos mais recentes, destaque para participação no Encontro de Dança Sênior, em Nova Petrópolis (1º/05); no Festival do Chucrute, em Estrela (23/05); e no Encontro Rio-Grandense de Dança Sênior, em Sapiranga (30/05). Na agenda estão ainda apresentações em Taquari, hoje, dia 15; em Marques de Souza, no dia 18 de julho; e em Estância Velha, no mês de agosto.

A idealizadora Noely Brauwers

Se Noely já estava feliz no ano passado, com a criação do primeiro grupo de dança sênior do município, imaginem agora, que conseguiu levar seu trabalho para os idosos do distrito de Forqueta. Desde o mês passado, suas tardes de quinta-feira são dedicadas a ensinar a dança a aproximadamente 20 aprendizes, que integram o grupo Cantar e Sorrir.

Ao avaliar seu primeiro ano de trabalho à frente do grupo Tempo de ações, ela afirma que “foi um tempo de muito progresso e aprendizado. Eu começaria tudo de novo, pois me sinto realizada em poder ajudar as pessoas. Através desse trabalho, os idosos melhoram sua autoestima, coordenação motora, disposição e saúde.”

Contente por ter vencido o desafio de trabalhar com o público, Noely conta que o grupo tem recebido muitos convites para apresentações e ela precisa estar sempre atualizada. Para tanto, já tem agendado um curso em São Leopoldo nos próximos dias 22, 23 e 24.

Conselho Municipal do Idoso

Ao falar sobre o grupo, a presidente do Conselho Municipal do Idoso Jussara Wilssmann destaca o esforço e a determinação de Noely: “Foi um período muito positivo. Sempre que possível, procuro acompanhar as apresentações do grupo fora do município e posso testemunhar como todos estão felizes.”

Ainda conforme Jussara, praticamente todos os grupos de idosos do município, que somam 20 no total, já tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo grupo Tempo de ações. E já adianta, no dia 29 de novembro, durante a Semana do Município, será realizado o Encontro Regional de Dança Sênior de Arroio do Meio, organizado pelo grupo local e com apoio do Conselho Municipal do Idoso.

Por daiane