Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 17 de Outubro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Município investe na saúde preventiva e no bem-estar

, 22 de junho de 2012 às 15h09

Atendimento a grupos de saúde visa prevenir possíveis problemas e doenças

A tarde da quinta-feira, dia 14, foi diferente para cerca de 40 gestantes e um futuro papai que participaram do encontro do Grupo de Gestantes, realizado na Secretaria Municipal de Saúde de Arroio do Meio. Dicas sobre higiene bucal pessoal e dos bebês, cuidados com as mamadeiras, chupetas e escovação dentária correta foram abordadas pela dentista do município, Juliana Garbachi Oliveira que, de forma descontraída, fez diversos alertas e mostrou o que não pode e o que deve ser feito para garantir a saúde bucal de toda a família.

Os encontros ocorrem mensalmente no Posto de Saúde Central, sempre na primeira quinta-feira do mês e são marcados por diferentes dinâmicas, ministrados por profissionais de saúde que abordam assuntos relacionados ao período gestacional. Todas as grávidas do município podem participar. O enfermeiro responsável, Rogério Nunes, afirma que o principal objetivo é o acompanhamento da gestação desde o início, tendo em vista a importância do pré-natal para a saúde das futuras mamães e o desenvolvimento adequado dos bebês.

Além do encontro mensal de gestantes, a secretaria coordena outros grupos de saúde que mantêm acompanhamentos semanais, quinzenais e mensais, incluindo o Grupo de Hipertensos, Diabéticos e Crônicos; Grupos de Ginástica e Grupos de Reeducação Alimentar – em parceria com o Hospital São José. “Nosso principal foco é o trabalho de prevenção. Através destes grupos prevenimos doenças, obesidade, sedentarismo e garantimos a realização do pré-natal, no caso das gestantes. Esse trabalho resulta numa comunidade mais saudável e de bem com a vida”, destaca a secretária de Saúde, Maria Helena Matte.

Por daiane