Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 27 de Novembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Geada afeta propriedades de milho

, 10 de junho de 2012 às 8h15

O prognóstico de muito frio põe os agricultores em polvorosa. Acontece que o milho plantado fora do zoneamento corre este risco, embora seu desenvolvimento esteja muito melhor do que a safra principal afetada desde novembro do ano passado pela estiagem. E como o frio tarda a secagem do grão, muitas lavouras estão sujeitas a serem seriamente afetadas pelas geadas.

O risco hídrico e agora também térmico com a entrada de forte massa polar que derrubou as temperaturas esta semana provoca a queima foliar das plantas e pode até interromper por completo o desenvolvimento da planta. Neste caso, pode ocorrer prejuízo, pois a matéria seca nos grãos é diretamente proporcional aos danos causados na área foliar das plantas e ao estágio de desenvolvimento dos grãos no momento da geada. Neste caso a lavoura ainda pode servir para silagem, mas com qualidade comprometida.

O período indicado para o plantio do milho safrinha é até 20 de janeiro. Devido à estiagem, muitos agricultores acabaram semeando lavouras ainda durante o mês de março. A prática não é uma excepcionalidade, uma vez que o milho plantado normalmente é cortado para pasto. O bom desempenho das lavouras e a não necessidade da forragem no cocho faz com que algumas lavouras continuem de pé, apenas aguardando o momento ideal para silagem. TAS

Por daiane