Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 28 de Maio de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Dia D contra a Pólio ocorre neste sábado

, 15 de junho de 2012 às 15h01

O Ministério da Saúde realiza neste sábado em todo o país, a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomelite. Amanhã será o dia D da campanha, e, para isso, em Arroio do Meio, os pais podem aproveitar o horário diferenciado de atendimento do Posto de Saúde Central e dos ESFs do Aimoré, Bela Vista e Navegantes que ficarão abertos das 8h às 17h. Também haverá um roteiro de vacinação pelo interior, como em anos anteriores.

A campanha que se estende até o dia 06 de julho tem como meta vacinar em Arroio do Meio um total de 991 crianças menores de cinco anos. No dia é necessário apresentar o cartão de vacinação da criança. Para ser vacinada, a criança não pode ter febre e nem fazer uso de corticoides/antibióticos.

No Brasil, a meta é vacinar 95% do público-alvo, ou seja, 3.440.722 crianças. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil realiza em 2012 o 33º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomelite e comemora o 23º ano sem a doença no país. O último caso da doença foi registrado em 1989, na Paraíba. Confira o roteiro de vacinação no abaixo

Vacina gripe

A partir de agora a vacina da gripe está liberada para todos os interessados em se imunizar. Ao total, o município de Arroio do Meio já imunizou 2.892 pessoas, sendo 2.484 dos grupos prioritários e 408 doentes crônicos. É necessário levar cartão de vacinação.

Contra indicações: a vacina não poderá ser aplicada em pessoas que estão com febre, gripadas, que estejam fazendo uso de antibióticos, que possuam alergia severa ao ovo de galinha ou que tenham feito quimioterapia ou radioterapia. As reações mais comuns são dores no corpo, febre e mal-estar geral.

Por daiane