Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 01 de Outubro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Um ano de atividades das Escolinhas Esportivas

, 18 de maio de 2012 às 14h52

O projeto Escolinhas Esportivas do MelhorAção completa neste mês um ano de atividades. A iniciativa da Administração Municipal de Arroio do Meio em parceria com a Univates tem como principal objetivo ampliar o tempo de permanência das crianças e jovens no turno oposto, mantendo-os longe da rua, das drogas e da violência.

Na terça-feira à tarde, a secretária de Educação Eluise Hammes e o professor coordenador das Escolinhas Esportivas Jairo Nos Schmitz estiveram na redação do AT para fazer uma avaliação deste primeiro ano de atividades. O projeto iniciado em 2011 começou atendendo 80 alunos no loteamento Glória, sendo que até o final do ano o número aumentou para 124. Aos poucos o trabalho se estendeu para mais dois bairros, Rui Barbosa e São Caetano, atendendo 115 e 162 crianças respectivamente.

As atividades oferecidas aos alunos são basquete masculino e voleibol feminino. Neste ano a escolinha iniciou as atividades em março e já tem cerca de 350 alunos inscritos. “Além de Arroio do Meio, o mesmo projeto é realizado em Guaporé, Teutônia e Venâncio Aires e desse total de alunos mais da metade são daqui do município”, enfatiza.

Jairo frisa também que outro objetivo é criar uma base de jogadores para chegar ao time adulto do Bira e até mesmo do Martin Luther com atletas de Arroio do Meio. “Com esse objetivo já foram encaminhadas 10 meninas para jogarem no Martin Luther e cerca de quatro rapazes para o Bira. Ou seja, um projeto que abre novas possibilidades para os atletas de Arroio do Meio”.

Para que tudo isso aconteça, a Univates entra com o fornecimento de material e com a formação técnica. “Quando a Administração Municipal resolveu implantar esse programa, foi para ampliar as atividades de turno oposto que eram reivindicadas pela comunidade. Com esse foco se buscou alter-nativas para que essa questão se concretizasse e dando bons resultados”, ressalta Eluise.

O aluno Leonardo Krein, 14 anos, participa do projeto desde o início jogando basquete e voleibol no ginásio do loteamento Glória: “No começo ninguém queria vir, mas aí os alunos que participavam do projeto foram falando para os outros e aos poucos o grupo foi crescendo”.

As atividades são realizadas semanalmente nos três núcleos envolvendo 350 crianças e adolescentes que são orientados por um professor de Educação Física, além de participarem de eventos de integração em Arroio do Meio e municípios da região. Alunos entre seis e 17 anos que têm interesse em participar do projeto devem comparecer até um dos ginásios e fazer a inscrição na hora com o professor Jairo.

Por daiane