Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 05 de Dezembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Viajar e conhecer

Templo de Ouro – Índia

18 de maio de 2012 às 9h45

Considerado o lugar mais sagrado para a religião sihk, o Templo de Ouro ou Harmandir Sihkis, está localizado na cidade de Amritsar, fronteira da Índia com o Paquistão. O sihkismo é uma religião monoteísta, fundada pelo Guru Nanak, e consiste na crença de que Deus é eterno e não possui forma; que Ele foi o criador do mundo e dos seres humanos, os quais estão separados de Deus devido ao nosso egocentrismo. A religião tem cerca de 23 milhões de adeptos no mundo, dos quais 19 milhões vivem na Índia.

A construção do santuário teve início no ano de 1588 e foi finalizada somente em 1604. Sua finalidade é servir de lugar de culto para os homens e mulheres de todas as classes sociais e de todas as religiões. Esta é uma das razões do santuário ter sido construído com quatro entradas, simbolizando a abertura do templo para todas as religiões e uma maneira de dar boas-vindas a todos os visitantes.

Sua arquitetura é baseada nos estilos hindu e islâmico e recoberta por cerca de 800 quilos de ouro. A decoração do interior é feita com mármore de diversas cores, lindas pinturas e muito dourado. O templo é rodeado por um grande lago artificial, conhecido como AmritSar, que significa Lago de Água Benta, onde homens e crianças se banham como um ritual de purificação.

Ao visitar o templo, os visitantes devem estar com a cabeça coberta e os pés descalços. Nas entradas do santuário, são distribuídos lenços para cobrir a cabeça e disponibilizado um local para guardar os sapatos. Além disto, é necessário lavar os pés antes de entrar no local. Próximo ao templo existe um restaurante que serve comida gratuita para os peregrinos e turistas.

O templo abre diariamente das 5 horas até às 21 horas. Desde o momento da abertura do templo até o seu fechamento, é feita a leitura dos versos do livro sagrado, ininterruptamente.

O santuário recebe mais de 100 mil visitantes por semana. Não existe uma época mais adequada para visitar o local, pois os peregrinos e turistas estão presentes o ano todo. Uma passagem aérea, do Rio Grande do Sul para a Índia, custa em média R$ 4.500,00. Não existe voo direto de Porto Alegre para Amritsar, por isto o aconselhável é procurar uma das nossas agências de viagens. Elas cuidam de todos os preparativos e você só se preocupa em aproveitar a viagem.

Por daiane