Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 08 de Dezembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Economia

Produção de chocolates deve começar até junho de 2013

, 18 de maio de 2012 às 14h26

O gerente industrial da Vonpar Alimentos, Divisão Candies, Roberto Mallmann, anunciou na manhã de terça-feira, nas dependências da empresa (situada às margens da ERS-130, km 77), que a nova fábrica de chocolates da Neugebauer deve iniciar a produção até junho de 2013. Na ocasião estiveram presentes o prefeito Sidnei Eckert, o vice Klaus Werner Schnack, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Norberto Dalpian, o vice-presidente do STR Áurio Scherer, o sociólogo Renato Zanela Filho e imprensa.

Conforme Mallmann, a terraplanagem, iniciada há cerca de um mês pela empreiteira contratada pela empresa, a Coesul, deve estar concluída em 15 dias. Após isso será iniciada a instalação da estrutura metálica, que vai seguir o mesmo modelo da fábrica já construída. A construção civil deve ser finalizada até outubro deste ano e posteriormente acontecerá a montagem do maquinário, que deve terminar em março de 2013. “Estamos motivados, teremos uma das plantas industriais mais modernas do mundo. Serão 200 containeres de equipamentos importados da Suíça, Itália e Alemanha. Tecnologia de ponta que possibilitará fabricar chocolates com maior qualidade, sem perder para nenhum concorrente”, ressaltou.

O número de postos de trabalho, assim que for iniciado o processo de contratação, deve passar de 290 para 700. Enquanto isso, centenas de trabalhadores vindos de outras regiões e até de outros países, especializados na estruturação e em instalações industriais (estilo de mão de obra rarefeito na região), vão circular por Arroio do Meio. De acordo com os representantes do Executivo, são pessoas que permanecerão hospedadas no município, consumindo produtos e serviços do comércio local. “O proprietário do hotel Moinho da Luz está ampliando as dependências com segurança nos investimentos”, salientou Norberto Dalpian.

A conquista da vinda da Neugebauer para o município foi anunciada em setembro de 2011, após negociações realizadas entre Administração Municipal, Governo do Estado e Grupo Vonpar Alimentos. O investimento da empresa no município será de R$ 118 milhões, na ampliação que duplicará a infraestrutura hoje existente para a produção de balas. Serão 22 mil metros quadrados para compor oito modernas linhas de produção, o que vai aumentar a capacidade em mais de 200%. O incentivo municipal firmado em projeto de lei aprovado pelo Legislativo é de R$ 5 milhões.

 

Por daiane