Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 25 de Novembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Processamento de hortaliças: ação de formação profissional

, 7 de abril de 2012 às 7h00

Mais um grupo de senhoras, desta vez do distrito de Forqueta, participou do Curso de Processamento de Hortaliças, realizado de 29 a 31 de março, no Esporte Clube Forquetense.

O curso é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), através do instrutor Marcos Flores, secretaria da Agricultura e Emater de Arroio do Meio. Habilitado a fazer verdadeiras delícias a partir de hortaliças, frutas e verduras, o grupo destaca o valor do aprendizado e a experiência do instrutor para lidar com 16 aprendizes numa única cozinha e no preparo de vários pratos ao mesmo tempo.

Marcos Flores diz que a conservação de alimentos pode ser definida como o conjunto de tratamentos que prolonga a vida útil, mantendo a qualidade, cor, textura, sabor e valor nutritivo de alimentos sazonais. Uma combinação de técnicas e pequenos segredos que garantem a conservação de alimentos selecionados por um período superior a seis meses. Técnicas como o branqueamento de milho verde, como retirar a casca de tomate e figos para fazer molhos e conserva, o processo da pasta de tomate, extrato, catchup, azeite e vinagre temperados, pasta de alho, cebola, tempero para carne suína, feijão, peixe e galeto, chucrute em garrafa, entre outros. Também fórmulas de salmouras para conserva de cebola, pepino, picles, couve-flor, milho, ovos.

Segundo o técnico agropecuário da Emater, Elias de Marco, os diversos cursos de profissionalização viabilizados pelo município em parceria com a Emater têm trazido novo ânimo e qualidade de vida, principalmente para o meio rural, despertando, inclusive, o interesse de alguns na agroindustrialização de alimentos como fator gerador de emprego e renda. “O conhecimento, já partindo do sistema de organização arraigado especialmente nas pessoas de origem alemã, tende a transformar a região numa prestadora de serviços diferenciada nos próximos anos. Temos que nos preparar para esta época quando nossos produtos agregarão valor pela qualidade e pela história”, avalia. Marcos Flores destaca o cuidado, a presteza no manuseio e a apresentação impecável de um produto para atrair o consumidor.

O prefeito Sidnei Eckert chamou atenção do grupo para os avanços a partir dos cursos do Senar. Segundo ele, o melado apresentado na feira é diferenciado e assim outros produtos tendem a agregar valor a partir do emprego das técnicas ensinadas. Disse ainda que a satisfação dos participantes dos cursos retrata a qualificação dos profissionais do Senar, especialmente Marcos Flores pelos vários cursos que vem ministrando em Arroio do Meio.

Por daiane

Processamento de hortaliças reuniu 16 senhoras de Forqueta interessadas no ensinamento do instrutor Marcos Flores, do Senar. No ato, os segredos para o branqueamento, corte e congelamento do milho, sem perder propriedades nutricionais e de textura