Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 07 de Junho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Município incentiva plantio de eucalipto clonado

, 15 de abril de 2012 às 6h30

Visando melhorar a qualidade de vida e produtividade dos produtores do município, a secretaria da Agricultura de Capitão, através do secretário Valmir Morschheiser, está buscando novas alternativas de produção de eucalipto, cultivo onde Capitão vem se destacando.

Neste sentido, o município aderiu ao sistema de cultivo do eucalipto clonado, sendo que vários produtores do município já cultivam a variedade. Entre eles, está o produtor Ari Zanotelli, que possui uma propriedade em Linha Marinheira, onde mil mudas foram plantadas. Segundo Zanotelli, a muda não apresenta doenças ou problemas no desenvolvimento vegetativo e é muito robusta ao contrário do eucalipto comum. A diferença é extremamente visível, pois ele possui as duas variedades (eucalipto clonado e eucalipto comum) plantadas na mesma área. A muda do eucalipto clonado é oriunda do município de Guaíba e tem um preço mais elevado que a do eucalipto comum.

Os produtores interessados em conhecer esta variedade, podem visitar a propriedade de Ari Zanotelli e fazer sua encomenda na secretaria da Agricultura, sendo que assim que houver um número considerável de interessados, a Administração Municipal se dispõe a arcar com os custos do frete. É importante observar que a encomenda deve ser feita com quatro meses de antecedência, pois o viveiro só produz as mudas sob encomenda.

O eucalipto clonado tem se mostrado uma grande oportunidade de agronegócio por ser uma opção que traz as melhores características da árvore de forma mais segura. O grande benefício das mudas clonadas se observa na produtividade, que na muda clonada pode chegar a 65m3/ha/ano, enquanto que, no plantio de eucalipto comum, pode chegar a 35m3/ha/ano. Outra vantagem do clone é o tempo para corte que, com relação ao plantio de eucalipto com semente, é bem menor, podendo chegar a dois anos.

 

Por daiane