Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 25 de Abril de 2014

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Emef Barra do Forqueta adere ao Mais Educação

, 13 de abril de 2012 às 14h28

Mais uma escola de Arroio do Meio terá turno oposto. Em reunião, nesta semana, a comunidade escolar da Emef Barra do Forqueta decidiu aderir ao Programa Mais Educação. O prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, e a secretária de Educação, Eluíse Hammes, visitaram o educandário esta semana para acompanhar as tratativas de implantação do projeto.

O programa Mais Educação é uma estratégia do governo federal, em parceria com os municípios, para promover a educação integral no Brasil. Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores.

As atividades fomentadas pelo programa contemplam acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, educomunicação, investigação no campo das ciências da natureza, e educação econômica.

Neste ano, através de solicitação do prefeito em Brasília, mais duas escolas municipais foram selecionadas. Atualmente, duas escolas do município estão inseridas no programa que iniciou em agosto de 2011. A Emef Bela Vista, atendendo cerca de 116 alunos, e a Emef Tancredo Neves, que conta com cerca de 83 alunos do 1º ano ao 5º ano, envolvidos em atividades sócioeducativas e pedagógicas em turno oposto ao período de aula.

Para a secretária municipal de Educação, Eluise Hammes, o Programa Mais Educação visa ampliar o tempo de permanência dos alunos, de quatro para sete horas diárias no ambiente escolar, atendendo os propósitos da Administração Municipal, de implantar gradativamente o turno integral nas escolas da rede municipal de ensino.

As escolas têm até o dia 15 de abril para realizarem a adesão através do sistema. Desta forma as escolas estão realizando reuniões com os líderes da comunidade e pais para juntos estabelecerem parcerias, principalmente no que diz respeito aos espaços físicos.

 

Por daiane