Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 26 de Fevereiro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Embalagens vazias serão recolhidas

, 13 de abril de 2012 às 15h14

Sob coordenação da Fundação Pró Rio Taquari, com sede em Lajeado, será realizada nos dias 23 e 24 de abril a coleta de embalagens de agrotóxico na Comarca de Arroio do Meio. O recolhimento atende a uma exigência legal, na qual os produtores rurais e as empresas que comercializam os agrotóxicos são obrigados a dar um destino correto para as embalagens. Assim, faz-se a logística regressa, com a maioria dos vasilhames – os triplamente lavados – sendo reciclada. Depois de reciclado, o material tem uso específico, como a fabricação de caixas de bateria, conduítes, entre outros. As embalagens que não são lavadas três vezes são incineradas, o que gera um custo de cerca de R$ 5 por quilo.

De acordo com o gerente executivo da Fundação Pró Rio Taquari, Ildo Guinter Mayer, o Brasil é um dos países que lidera o recolhimento e a reciclagem das embalagens de agrotóxicos. Em torno de 94% das embalagens são recolhidas. Destas, 95% passaram pela tríplice lavagem e podem ser recicladas.

A coleta das embalagens vazias de agrotóxicos na Comarca de Arroio do Meio conta com a parceria das empresas Agro Comercial Klein, STR de Arroio do Meio, Tritec Equipamentos Ltda, Comercial Agrícola Maná, Agropecuária Chimarrita e Carlos Antônio de Maman. Na próxima semana, o AT divulga o roteiro nos municípios.

 

Por daiane