Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 28 de Maio de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Saúde

Dores nas costas? Conheça os benefícios da quiropraxia!

, 27 de abril de 2012 às 14h26

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 80% da população tem ou terá uma crise de dor nas costas ao longo da vida, destes, 90% terá mais de um episódio. Afinal, quem nunca sofreu de dores na coluna? Abaixou-se para pegar um objeto e simplesmente “travou” ou então acordou sem conseguir virar o pescoço? Pois é, esses episódios que parecem ter acontecido de repente são na verdade acúmulo de anos e anos de hábitos errados.

A coluna é a articulação mais importante do corpo, além de proteger a medula espinal, que conecta o cérebro ao resto do corpo, ela proporciona diversos movimentos e sustentação ao corpo humano. Não é a toa que é uma das articulações mais acometidas por dores e problemas. De acordo com o quiropraxista Ândreo Felipe Bersch Sturmer, que presta atendimento em Arroio do Meio, na maioria das vezes as causas da dor estão associadas com alguns hábitos diários, que cumulativamente vão gerando pequenas lesões: “Sedentarismo, má postura, permanência na mesma posição durante muito tempo e sobrepeso são algumas das principais causas de problemas de coluna. Estes problemas aparecem em pessoas cada vez mais jovens, algo que antes chegava ao longo da idade, hoje já é visto em crianças.”

Quiropraxia, a opção de tratamento

Sem a utilização de medicamentos ou cirurgias, a quiropraxia baseia-se na relação da coluna vertebral com o sistema nervoso central. O realinhamento das articulações, através de ajustes manuais específicos, remove interferências na transmissão nervosa, permitindo que o corpo funcione de forma adequada.

Com pouco mais de 600 profissionais graduados, no Brasil a quiropraxia tem se tornado uma escolha freqüente, e bastante eficaz, no tratamento de dores na coluna. O tratamento também pode ser realizado preventivamente, antes do aparecimento dos sintomas, promovendo bem-estar e qualidade de vida.

Estudos concluem que, além de se mostrar mais eficaz para dor que analgésicos e anti-inflamatórios, a inserção da quiropraxia no tratamento de saúde resultou em uma redução nos custos com cirurgias, exames de imagem e internações hospitalares.

Conhecida como “ajuste”, a técnica utilizada pelos especialistas consiste no movimento rápido e preciso normalmente acompanhado por um estalo. O processo tende a encurtar o período da dor, propicia melhora no quadro geral e conseqüentemente o retorno mais breve do paciente para suas atividades cotidianas.Segundo Ândreo, além de reduzir as dores, a quiropraxia dá amplitude aos movimentos, diminui a rigidez e espasmos musculares e proporciona a sensação de bem-estar e de relaxamento.

Qualquer pessoa pode recorrer ao tratamento, desde recém-nascidos a idosos. Embora a tendência seja procurar um especialista apenas com o surgimento da dor, o ideal seria as pessoas se preocuparem com a prevenção. O número de sessões indicadas varia de acordo com a reação do paciente, sendo que todo o tratamento é individual e se baseia na resposta que o organismo vai dar. Às vezes, os benefícios são sentidos já na primeira sessão.

A quiropraxia preocupa-se muito em descobrir e tratar as causas das dores nas costas. Dentre as principais causas tratadas pela técnica estão: hérnia de disco, problemas musculares, osteófitos ou bico de papagaio, lombalgia, cervicalgia e dorsalgia, artrose facetaria, torcicolos e desalinhamentos vertebrais.

“Para manter a saúde da sua coluna, cuide da postura, pratique atividades físicas e tenha uma alimentação saudável. Previna-se antes que os sintomas apareçam. Procure sempre um quiropraxista com graduação superior em quiropraxia” finaliza Ândreo, que informa que a partir do início de maio, além de continuar atendendo no Centro Clínico São José, também atenderá em seu consultório particular, instalado na rua Monsenhor Jacob Seger, 56, sala 01.

Por daiane

Formado pela Feevale no início deste ano, quiropraxista Ândreo explica que sem a utilização de medicamentos ou cirurgias a quiropraxia baseia-se na relação da coluna vertebral com o sistema nervoso central