Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 22 de Novembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Política

Cartório Eleitoral terá horário especial

, 27 de abril de 2012 às 9h09

Os eleitores que estão com pendências na Justiça Eleitoral, querem transferir o título ou ainda as pessoas que desejam se inscrever como novos eleitores, devem se apressar. O prazo para tal se encerra em 9 de maio, quando fecha o Cadastro Eleitoral para o pleito de 2012. Jovens que completam 16 anos até o dia da eleição – 07 de outubro – podem requer o título de eleitor e garantir o direito ao voto ainda neste ano. Eleitores inscritos depois dessa data só poderão votar na eleição de 2014.

Na 104ª Zona Eleitoral, que compreende Arroio do Meio (sede), Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro, o Cartório Eleitoral terá horários especiais até o dia 9. Nos dias 1º (terça-feira – feriado), 05 (sábado) e 06 (domingo) de maio estará atendendo das 12h às 19h, bem como nos dias 07 (segunda-feira), 08 (terça-feira) e 09 (quarta-feira) de maio de 2012, das 9h às 19h, em virtude do fechamento do cadastro eleitoral no dia 09/05/2012, para efetuar inscrições, transferências e revisões de dados cadastrais.

Os interessados deverão comparecer no Cartório Eleitoral com documento pessoal com foto, CPF, título eleitoral (exceto nos casos de novos títulos) e comprovante de residência recente em seu nome. Exemplos de comprovante de residência: conta de água, de energia elétrica e carteira de saúde do município.

O chefe do Cartório Eleitoral, Renato Oliveira de Azevedo, alerta que o comprovante de residência deverá estar no nome da pessoa. Se for menor de idade, poderá ser de seus pais. Estando este comprovante apenas no nome do cônjuge, deverá ser apresentado também a certidão de casamento ou certidão de nascimento, no caso do casal ter filhos. Em caso de alistamento eleitoral (novo título), os maiores de 18 anos do sexo masculino deverão apresentar também o comprovante de alistamento militar.

De acordo com Renato, a campanha que incentiva os jovens de 16 anos a fazerem o título está dando um bom retorno. O atendimento a estes jovens aumentou consideravelmente nos últimos dias. Na semana passada, o cartório atendeu nos demais municípios da comarca, onde uma boa quantidade de adolescentes se inscreveu para votar.

Filiação irregular

Nesta semana foi emitida a lista dos filiados em partidos políticos. Na 104ª Zona Eleitoral problemas apenas com quatro filiados, três de Arroio do Meio e um de Coqueiro Baixo. Em Arroio do Meio, o caso que mais chama atenção é do suplente de vereador Carlos Jacó Holmann. Ele estaria com dupla filiação, no PP e no PDT. Teria assinado ficha no PDT sem ter se desfiliado do PP.

Procurado pela redação do AT, ontem pela manhã, Holmann disse que não tinha conhecimento da situação. Se considera filiado ao PP, partido pelo qual pretende concorrer. Ele disse que vai buscar se informar sobre o caso e solucionar a questão.

Os filiados com casos de irregularidades têm até 14 de maio para se manifestar perante a Justiça Eleitoral, apresentando documentos que comprovem a desfiliação do primeiro partido ou a não filiação no segundo. Caso não apresente essa defesa, o filiado pode ser considerado inelegível.

Por daiane