Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 30 de Março de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Município assina contrato para elaboração de projeto de esgotamento

, 30 de março de 2012 às 15h03

O prefeito Sidnei Eckert e o gerente Unidade de Saneamento (US) da Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan), Jaime Luiz Bersch, estiveram, na quinta-feira da semana passada, em Porto Alegre, na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Lá assinaram o Termo de Cooperação Técnica que garante a melhoria das condições de saneamento do município, através da elaboração de um projeto de sistema de esgotamento sanitário. Ao todo, 61 municípios do Estado assinaram o termo, na presença do superintendente estadual da Funasa, Gustavo de Mello.

A busca pela solução na área do sistema de esgoto sanitário iniciou em 2011, quando a Administração, em conjunto com a Corsan, inscreveu o município no Programa Federal PAC2. Os próximos passos são a vinda da empresa Engeplus Engenharia e Consultoria Ltda ao município – vencedora de processo licitatório por parte do governo federal – para iniciar o mapeamento da área urbana, coleta de dados e informações necessárias para a elaboração do projeto. O prazo máximo para o projeto estar pronto é de um ano. Após esse período deve iniciar a busca por recursos para a implantação do projeto.

Eckert comemora a assinatura do contrato, que considera o primeiro passo para o avanço dessa questão ambiental. “Desde o início da Administração estamos em busca da solução desta questão, para possibilitar um maior bem-estar ao cidadão arroio-meense e com um olhar especial à área ambiental”.

O gerente da Corsan local, Jaime Bersch, destaca a importância desta conquista para o município, ocorrida no Dia Mundial da Água. “Esgoto é um problema de difícil solução, ainda mais agravado pelo aumento da população. Como afeta todo o meio ambiente, a importância de tratá-lo é ainda maior”, salienta Bersch.

Por daiane