Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 28 de Outubro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Internet gratuita para a comunidade

, 12 de março de 2012 às 15h56

Em alguns meses, diversas localidades de Arroio do Meio terão acesso à internet gratuita, através do Programa de Inclusão Digital – Click Cidadão. Na última semana, foram liberados os primeiros acessos no bairro Navegantes, incluindo a localidade Tiradentes. De acordo com o secretário de Administração, Marcio Cazotti, responsável pela realização do projeto, o Click Cidadão é um programa sócioeducativo e foi desenvolvido com o intuito de levar a tecnologia para as famílias com renda de até três salários mínimos, oportunizando pesquisas de conteúdos lícitos da rede. “Conseguimos viabilizar o programa de forma econômica, graças a parcerias firmadas entre Administração Municipal e empresas do ramo de tecnologia e nosso próximo passo é ampliar o sinal para outras localidades do município”, afirma Cazotti.

Na casa da família de Irene Rosa Lopes, moradora da rua Campos Sales, bairro Navegantes, cinco pessoas estão utilizando a internet instalada na última semana, com destaque para os filhos Micael, Patrick e Luan, de 18, 15 e 11 anos, respectivamente. Irene afirma que a família nunca teve internet e que o fato de só ter que arcar com o custo de instalação, isento de mensalidades, foi um fator positivo que a fez procurar pelo cadastro na prefeitura. “Fico muito tranquila como mãe porque sei que meus filhos só poderão acessar conteúdos educativos, de pesquisa e entretenimento”, comenta. O filho Patrick, 15 anos, comemora a conquista da internet, já que antes tinha que ir para as lan houses para realizar pesquisas da escola. “O acesso é fácil e de rápida navegação”, afirma o garoto.

Para receber o sinal de internet gratuita e desfrutar da variedade de conteúdos disponíveis na internet, o cidadão, maior de 18 anos, deve procurar a secretaria de Administração, localizada na prefeitura, munido de comprovantes de endereço e renda e documentos de CPF e RG. Também deve possuir um computador e providenciar a instalação de uma antena wireless. Lembrando que inicialmente os cadastros serão realizados para os moradores do Navegantes e Tiradentes. O Click Cidadão é um projeto realizado a partir de uma parceria entre a Administração Municipal, atravésda secretaria de Administração, Arroionet, BrasRede e Democracia Digital. Desde 2009 a Administração Municipal vem executando melhorias na área da telefonia e internet, levando linhas de telefone e acesso à internet para comunidades do interior do município. Além disso, mais de 350 arroio-meenses usufruem da internet gratuita na Praça Flores da Cunha, que funciona através de sistema wireless.

 

Por Jaqueline Manica