Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 09 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Especial

Grande público celebra a história da Escola Dona Rita

, 26 de março de 2012 às 10h17

Um encontro de várias gerações reuniu o passado e o presente no último final de semana na comunidade Dona Rita. Estudantes, ex-alunos, professores e amigos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Rita, vindos de diversas regiões do país prestigiaram o lançamento de livro e DVDs.

A programação começou no sábado à tarde com visitas a exposição de materiais históricos na capela da Comunidade Católica. Abertura oficial do evento ocorreu na noite de sábado no Esporte Clube Esperança de Dona Rita com recepção e hora artístico-cultural, envolvendo diversas atrações, para posterior lançamento do livro e dos DVDs sobre a história da escola e da comunidade. Após houve cantoria na parte interna do salão do clube e encontro jovem no lonão externo. Na manhã de domingo foi celebrada missa pelo bispo dom Canísio Klaus, ex-aluno do educandário e no decorrer do dia uma bela confraternização possibilitou o reencontro de todos os protagonistas desta bela história. Pela tarde foi dada continuidade as apresentações com palco aberto para apresentações de talentos musicais, teatrais e dança, além da exibição dos DVDs.

A participação e o engajamento de dezenas de pessoas da comunidade na organização permitiu que o evento dos dias 24 e 25 de março, ficasse na história da comunidade. Os preparos que começaram a cerca de um ano, envolveram todas as entidades da comunidade – lideradas pela diretoria da escola, com participação da comunidade católica, o Apostolado da Oração, a Sociedade Esportiva Esperança, o clube de mães e o Núcleo de Cultura da Secretaria Municipal de Educação.

O lançamento do livro que resgata a história da escola. Intitulada “Dona Rita: uma escola muito comunitária”, a obra foi escrita por Roque Bersch e Ruy Bersch tendo como co-autoras Glaci Krein, Lovani Brod Bersch, Maria Dolores Bersch, Clarice Bersch e Nádia Warken. Nas cerca de 800 páginas, está retratada não só a história da escola, mas também a da comunidade Dona Rita.

O livro e os DVDs contaram com financiamentos do Governo do Estado do RS – Secretaria Estadual da Cultura via Sistema Pro-Cultura RS (Lei de Incentivo à Cultura) e patrocínio das empresas Bremil, Fruki e Dália, e foram distribuídos gratuitamente aos estudantes, ex-alunos e professores da escola durante o evento.

Veja a cobertura completa do evento na edição de sexta-feira.

Por daiane