Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 05 de Dezembro de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Eventos

Festicam: valorização dos talentos locais

, 9 de março de 2012 às 10h53

Neste domingo, dia 11, será realizada na Rua de Eventos a 23ª edição do Festival da Canção Arroio-Meense (Festicam). O evento, que já se tornou uma marca do município, teve sua primeira edição no ano de 1985, tendo como principal objetivo dar espaço para novos talentos da música. O organizador Paulo Schnorr, o Tety, lembra que nos primeiros quatro anos o festival era realizado no cinema e havia a cobrança de ingresso.

Nas edições seguintes, em função do público que aumentava gradativamente, o Festicam passou a se realizar no Ginásio Polivalente ainda com a cobrança de ingresso. Depois passou para as quadras do CNEC e há 17 anos vem sendo realizado no calçadão, sem a cobrança de ingresso. “Desde a 1ª edição o número de apresentações se manteve entre 15 e 20, além do público que também vem crescendo gradativamente a cada ano. Nos últimos anos, optei por não colocar mais as bandas de garagem no festival, pois elas roubavam muito tempo. Estou estudando a possibilidade de realizar um evento paralelo, dando a elas o seu devido espaço. Para isto, estou montando um projeto para buscar recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lic)”, ressalta.

Tety salienta que quando criou o festival a ideia principal era dar espaço para os novos talentos. “Como essa é uma das características do evento, decidi fazer algo diferente e sem premiação para os melhores. Acredito que se fosse premiar esse espaço de novos talentos iria terminar aos poucos, perdendo assim a sua principal característica”.

Depois de tantos festivais, o idealizador enfatiza que sua maior preocupação é fazer um evento de qualidade para o público. “Procuro acompanhar festivais de música em outros municípios para conhecer novos talentos e, quem sabe, trazê-los para se apresentar no Festicam, além de ter contato com professores de música. Acredito que o festival tem crescido consideravelmente em nível de qualidade musical, tem sua identidade se tornando um marco do município. Claro que tudo isso só é possível através do apoio da imprensa, patrocinadores, Câmara de Vereadores e Administração Municipal. Para a edição deste ano, a minha expectativa é de aumentar o público, lotando assim as dependências da Rua de Eventos”.

A comunidade arroio-meense é convidada a participar do evento que inicia pontualmente às 18h 30min. Para maior comodidade, pede-se que o público leve cadeiras. Além de muita música, haverá serviço de copa, cozinha e sorteio de brindes.

Ordem de apresentação

Abertura: Banda Gaitaço Sertanejo

1. Jaceli e Joedi Caminha – Arroio do Meio

2. Bruna Machado – Capitão

3. Pâmela Linck – Arroio do Meio

4. Júlia Zimmer – Arroio do Meio

5. Paula Cibéli Vogel – Arroio do Meio

6. Gabriela Siebneichler – Santa Clara do Sul

7. Hélin Sabrina Vallérius – Capitão

8. Kelvin Eduardo Barth – Arroio do Meio

9. Christie Hilgert – Arroio do Meio

10. Ana Frohlich – Arroio do Meio

11. Rodrigo Diettrich – Arroio do Meio

12. Vanessa Salin – Santa Clara do Sul

13. Paloma Linck – Arroio do Meio

14. Betânia Bersch Delazeri – Arroio do Meio

15. Emerson dos Santos (Suco) – Arroio do Meio

Por daiane