Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 30 de Setembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Dona Rita festeja comunidade escolar

, 23 de março de 2012 às 11h35

O passado e o presente estarão unidos neste final de semana na comunidade Dona Rita. Estudantes, ex-alunos, professores e amigos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Rita estarão reunidos num grande encontro que terá exposição de materiais históricos, apresentações artísticas, lançamento de livro e DVDs. O livro e os DVDs contam com financiamento do Governo do Estado do RS – Secretaria Estadual da Cultura via Sistema Pro-Cultura RS (Lei de Incentivo à Cultura) e patrocínio das empresas Bremil, Fruki e Dália.

O evento vem sendo preparado há cerca de um ano. Como as histórias da escola e da comunidade se complementam, nada mais natural que a organização envolva as entidades comunitárias. Lideradas pela diretoria da escola, participam da organização a comunidade católica, o Apostolado da Oração, a Sociedade Esportiva Esperança, o clube de mães e o Núcleo de Cultura da Secretaria Municipal de Educação. Cada qual dando sua contribuição para fazer dos dias 24 e 25 de março datas memoráveis a quem participar.

Serão muitas as atrações, desde exposição de materiais antigos até show jovem. Mas o mais esperado, com certeza, é o lançamento do livro que resgata a história da escola. Intitulada “Dona Rita: uma escola muito comunitária”, a obra foi escrita por Roque Bersch e Ruy Bersch tendo como coautoras Glaci Krein, Lovani Brod Bersch, Maria Dolores Bersch, Clarice Bersch e Nádia Warken. Nas cerca de 800 páginas, está retratada não só a história da escola, mas também a da comunidade Dona Rita. Na introdução, em torno de 180 páginas, é feita a descrição geográfica da localidade, bem como um apanhado geral das famílias que possuíam filhos na escola e as condições sócioeconômicas e culturais do período. Tudo isso, acrescido de um vasto material fotográfico, que ilustra o contexto da época.

O livro é dividido em quatro capítulos, como conta Roque Bersch. Após a introdução, no primeiro capítulo, é retratada a história da escola, desde 1898 até 2011. No segundo é abordada a comunidade católica, e no terceiro e quarto, respectivamente, a Sociedade Esportiva Dona Rita e as demais entidades presentes na comunidade, como o clube de mães, o Apostolado da Oração, grupo de idosos e de jovens, quando este ainda existia.

De acordo com Roque Bersch, a história da escola é comprovada com materiais administrativos e didáticos arquivados no educandário. No capítulo que fala da escola, foram contemplados vários aspectos do dia a dia escolar. Há relatos de como era um dia de aula, de como eram os livros didáticos, os conteúdos, o recreio, os brinquedos e o próprio jeito do professor lecionar. A disciplina, o rigor e os castigos não foram esquecidos. “Hoje mudou muito o jeito de dar aula. Mas naquela época era preciso impor disciplina. Era um professor para 50 alunos”, observa o escritor, que também lecionou na escola.

Segundo os levantamentos, passaram pela escola em torno de 1400 alunos e 25 professores. Todos os ex-alunos que comparecerem ao evento do final de semana vão receber gratuitamente um exemplar do livro. Foram impressas mil cópias. Roque tem boas expectativas para o livro: “As reações do público são diferentes. O conteúdo é para vários tipos de aluno. Os ex-alunos vão tentar se achar, ver se a expectativa está contemplada. Já o ex-aluno curioso vai ver outros aspectos e fazer uma reflexão de como era e de como é hoje”.

A coleta de dados para a confecção do livro iniciou ainda no século passado, conforme conta Roque. Em 1998 ele começou a coletar material e pesquisar o nome das mães dos alunos, já que nos registros escolares de determinada época constavam apenas o nome do pai. Já o primo Ruy Bersch se ocupou em buscar os dados genealógicos e geográficos, em cartórios, tabelionatos e igrejas. A pesquisa da Dona Rita teve que ser interrompida para o levantamento de dados para o livro que resgatou a história da família Brod. No primeiro semestre de 2010, foi retomada com afinco e o livro foi, de fato, planejado. Foi escrito ao longo de quase dois anos e, além da contribuição das coautoras, muitos ex-alunos colaboraram com depoimentos, documentos e fotos.

A escola hoje

Hoje frequentam a Dona Rita 88 alunos, provenientes da localidade e do Loteamento Glória. A maioria desloca-se à escola de ônibus. Embora o educandário conserve características rurais, grande parte dos alunos mora em área urbana. São seis professores e dois funcionários. São atendidos alunos da Educação Infantil até o quinto ano nos turnos manhã e tarde. A atual diretora é Fabiane da Silva Fröhlich.

Projeto Memória da Educação Escolar Comunitária No Rio Grande Do Sul – Comunidade de Dona Rita

O projeto prevê a edição do livro “Dona Rita: uma escola muito comunitária”, que faz o resgate histórico da Escola de Dona Rita, no município de Arroio do Meio, da década de 1880 até os dias atuais, e a contribuição da escola comunitária na formação das comunidades colonizadas pelos imigrantes europeus dos séculos XIX e XX, no Rio Grande do Sul.

A Escola Dona Rita, no interior do município de Arroio do Meio, mantida pela Sociedade Escolar de Dona Rita abriga, em seu prédio escolar, inicialmente comunitário, hoje municipal, uma documentação raramente encontrada sobre a vida escolar dos alunos que a frequentaram desde o início, sobre a vida social da entidade e sobre as intersecções entre a mantenedora sociedade escolar e as atividades escolares, bem como entre esses dois segmentos e agentes externos (igrejas e poder público), cada um de acordo com uma época. Esses documentos permanecem acessíveis na escola e informam desde a criação da sociedade e a oficialização da escola como comunitária.

Como suporte a este resgate o projeto prevê, ainda, o registro em DVD de material recuperado por um programa de rádio regional. O primeiro DVD traz um jogral musical e falado, gravado dentro da escola no Ano do Sesquicentenário da Independência do Brasil (1975), a ser ilustrado com imagens condizentes com o tema. O segundo DVD trará um histórico da sociedade escolar com fundo imagético e musical provenientes de DVDs gravados em anos recentes, contendo apresentações culturais dos alunos da escola e depoimentos de pessoas que participaram da história da Escola Dona Rita e da comunidade.

Para o fechamento deste projeto será realizado um grande encontro de alunos, ex-alunos e comunidade em geral onde será lançado o livro e os DVDs. O encontro será realizado no salão do Esporte Clube Esperança de Dona Rita com atividades culturais que inclui o canto, a dança e encenações dos grupos de jovens, adultos e idosos da comunidade de Dona Rita. Será realizado, também, um tour cultural com guia para visita à exposição de livros e materiais antigos na Escola Dona Rita, desde livros didáticos até o material pessoal dos alunos (lousa, kit de limpa-e-seca-lousa) e fotos.

Por daiane