Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 20 de Agosto de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Arroio-meense é homenageado

, 31 de março de 2012 às 12h15

Natural de Picada Arroio do Meio, José Helmuth Körbes atuou como professor, regente e fundador de corais e vereador. Em 2009, Körbes lançou um livro sobre suas memórias intitulado Helmuth e sua vida.

Na segunda-feira, autoridades municipais e regionais se reuniram na Prefeitura de Arroio do Meio para homenagear José Helmuth Körbes pelos serviços realizados nas instituições de ensino arroio-meenses durante a década de 1940. Com 91 anos, Körbes reside em Santa Catarina, porém nasceu na localidade de Picada Arroio do Meio. Em 2009, após viajar pelo Brasil e Europa, escreveu o livro sobre suas memórias, intitulado Helmuth e sua vida. A obra foi dedicada as suas companheiras de vida, Oliveta (in memóriam), Helga Paulina e seus 13 filhos.

Presente na reunião, o presidente da Academia Literária do Vale do Taquari, Deoli Gräf, informou que o nome de José Helmuth Körbes será registrado na academia, instituição que conta atualmente com cerca de 450 nomes de escritores vivos e falecidos.

Para finalizar, o prefeito de Arroio do Meio Sidnei Eckert entregou para Körbes um DVD e um livro sobre a história do município. Por sua vez, o professor deixou exemplares de sua obra em Arroio do Meio.

Quem é José Helmuth Körbes

José Helmuth Körbes nasceu em Picada Arroio do Meio no dia 12 de maio de 1921. É filho de José Antônio Körbes e Josephina Schauren. Durante sua alfabetização, passou pela escola arroio-meense de Dona Rita, escola complementar Bruno Oscar Brod e, aos 16 anos, matriculou-se no Seminário de Professores de Hamburgo Velho, onde, além do magistério, estudou música e aprendeu a tocar harmônio e violino.

Como docente, lecionou nas escolas Paroquial de Três Saltos Altos, em Picada Arroio do Meio – localidade de origem – além de atuar em instituição de ensino estadual de Ervalzinho, localidade catarinense de Itapiranga.

Além de professor, Körbes trabalhou como escrivão do Cartório Civil e Notoriado, produtor rural, presidente de cooperativas agrícolas e proprietário de pequenas indústrias. No ramo musical, fundou diversos corais e integrou bandas. Também foi vereador de Itapiranga.

Körbes tem 13 filhos. Dez deles com sua falecida esposa, Oliveta Führ, e os demais três com Olga Linck, atual mulher.

Por daiane