Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 04 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Palestra debate o papel e os desafios do professor

Professores da rede municipal de ensino de Arroio do Meio iniciaram o ano letivo na quarta-feira à noite. O planejamento e organização da volta às aulas continuam hoje nas escolas

, 17 de fevereiro de 2012 às 10h28

Os mais de 160 professores das 13 escolas municipais de Arroio do Meio iniciaram as atividades de 2012 na noite de quarta-feira, com uma palestra realizada no auditório da Escola Municipal Bela Vista. O trabalho com os alunos inicia no dia 22 de fevereiro, logo após o feriado de Carnaval. Ontem e hoje os professores estarão nas escolas planejando e organizando o início do ano letivo.

Na ocasião a secretária de Educação, Eluíse Hammes salientou o trabalho das diretoras das escolas durante o período de férias. “Foi um trabalho muito intenso, pois todas as escolas passaram por processo de pintura e de adequações conforme as necessidades de cada uma. Todos trabalharam duro para iniciar bem o ano letivo”. Também citou todas as ações que fizeram parte dos educandários no ano passado, como o Programa Mais Educação, que deverá ser ampliado; o projeto Escola Ativa, programa do governo federal que visa potencializar as escolas do campo, entre outros. Houve ainda a apresentação dos novos professores que passarão a lecionar na rede municipal a partir deste ano.

Em seguida, teve início a palestra com a coordenadora pedagógica da secretaria de Educação de Venâncio Aires, Alice Teresinha Theis, que abordou o tema Ser Professor – O desafio de fazer a diferença no cotidiano escolar. Alice iniciou sua fala frisando que “ser professor é uma bênção. Se há alguém que torne este mundo melhor é o professor”. Segundo ela, a maior diferença que as pessoas fazem é aquela que se faz todo dia com a palavra, com o testemunho.

“O educador só se satisfaz quando vê crescimento, pois ele quer que seus alunos se desenvol-vam a cada dia. E para agir dessa forma, tenho que estar bem comigo mesmo e sentir prazer pelo meu trabalho. E acima de tudo, ter certeza de que estou na profissão certa”, destacou a palestrante que interagiu com os professores. Durante a conversa, a coordenadora pedagógica que está há 36 anos em sala de aula, citou várias situações que vivenciou e trabalhou com os professores uma reflexão sobre as suas atitudes vivenciadas em sala de aula. Um momento onde os educadores puderam se autoavaliar.

O conteúdo da palestra foi voltado para a importância da educação, assim como para o papel e os desafios que o professor enfrenta diariamente. Alice enfatizou o bate-papo dizendo que para ser professor, é extremamente necessário ter planejamento e estar satisfeito com o local de trabalho, pois, “o que nos faz feliz no trabalho, é o nível de satisfação que ele nos dá”.

Por Jaqueline Manica