Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 08 de Dezembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Economia

Vereadores conhecem projeto da Neugebauer

, 16 de dezembro de 2011 às 2h00

Na quarta-feira, sete dos nove vereadores de Arroio do Meio visitaram duas empresas do grupo Vonpar em Arroio do Meio e Porto Alegre. Na próxima semana, a Câmara deve votar o projeto que concede incentivo de R$ 5 milhões em isenção de impostos para que o grupo fixe sua planta industrial junto da Divisão de Candies, no bairro Medianeira.

O novo projeto da Neugebauer foi apresentado pelo gerente industrial Roberto Mallmann. A área de 15 mil metros quadrados de construção será duplicada ficando 23 mil metros quadrados para a produção de chocolate e sete mil metros quadrados para a produção de balas e pirulitos. A readequação das linhas de produção já está ocorrendo no prédio existente. A previsão é da fábrica de chocolate entrar em operação no primeiro trimestre de 2013, com a produção de 75 toneladas por dia, ficando projetado para 2018 o volume de 150 toneladas/dia, o equivalente a seis carretas. “A automatização dos equipamentos suíços e alemães levará a interferência humana apenas aos painéis de controle. Será uma indústria de alto valor agregado e poucos funcionários com salários diferenciados”, afirmou Mallmann.

Nova estação de tratamento de efluentes e a recuperação do ginásio Polivalente são metas a partir da instalação da nova indústria que deverá trazer um investimento superior a R$ 118 milhões.

Em Porto Alegre, os vereadores visitaram a fábrica da Coca-Cola, no bairro Passo da Areia. Foram recebidos por Jorge Luis Daniel Weiler, diretor de RH e Financeiro, natural de Santa Clara do Sul. A empresa detentora de um mix de mais de 300 produtos no Brasil está passando por um processo de remodelação, adequação às certificações internacionais verdes e de readequação aos mais modernos equipamentos de produção de bebidas. Conforme Daniel, o produto Coca-Cola nasceu em Atlanta, Estados Unidos, em 1886 como xarope para a indisposição estomacal e dor de cabeça, evoluindo para uma das bebidas mais consumidas no mundo.

O grupo Vonpar possui 3.600 funcionários, dos quais 2.500 atuam na área de bebidas e 1.100 em alimentos. A primeira empresa de João Jacob Vontobel, pai de Ricardo Vontobel, nasceu em 1948, de uma parceria com Walter Kist, que possuía fábrica de refrigerantes no bairro Bela Vista, em Arroio do Meio. Era a estreia da Laranjinha.

Por Jaqueline Manica