Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 29 de Novembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Arroio do Meio decreta situação de emergência

, 30 de dezembro de 2011 às 11h27

A situação de estiagem verificada desde o mês de novembro levou o município de Arroio do Meio a decretar situação de emergência, na quinta-feira, dia 29 de dezembro. Entre os critérios preponderantes para a caracterização do decreto, está a perda de 70% da produção de milho, 40% da soja e a escassez de água superficial, o que aumenta a demanda das redes e o custo da produção agropecuária. O laudo preliminar encaminhado para a Defesa Civil do Estado foi feito pela Emater e deverá ser oficializado na próxima semana durante reunião com os membros do Conselho Arroio-meense de Desenvolvimento Rural (Conar). “A situação é delicada”, afirma o secretário da Agricultura Paulo Grassi.

Até quinta-feira, 16 municípios do RS tinham decretado situação de emergência. São eles: Cruzeiro do Sul, Fontoura Xavier, Engenho Velho, Novo Xingu, Liberato Salzano, Barra Funda, Fortaleza dos Valos, Putinga, Cerro Branco, Crissiumal, São Pedro das Missões, Constantina, Rodeio Bonito, Ilópolis, Coronel Bicaco e Passo do Sobrado. Outros 13 municípios encaminharam notificação de alerta perante a situação, totalizando mais de 100 mil pessoas afetadas. A recomendação para entrar com o decreto justifica-se quando há prejuízos econômicos e sociais.

Enquanto isso, na quinta-feira subiu para 37 o número de municípios que decretaram situação de emergência em Minas Gerais, por conta do excesso de chuvas que já desabrigaram mais de oito mil pessoas.

Por Jaqueline Manica