Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 08 de Julho de 2020

O Alto Taquari - Esportes

Jornal da Semana
Outros esportes

Área de Lazer ganha mais um atrativo

, 12 de dezembro de 2011 às 2h47

Os praticantes de exercícios físicos ganharam mais uma opção para fortalecer a musculatura e a saúde em Arroio do Meio. No dia 8 de janeiro, será inaugurada oficialmente a academia ao ar livre, localizada na Área de Lazer Pérola do Vale. Os aparelhos foram instalados na terça-feira. Ainda está prevista a colocação de bancos, lixeiras e iluminação na área.

Mesmo não estando totalmen¬te estruturada, a academia ao ar livre já desperta a curiosidades dos frequentadores da área de lazer. Na quarta-feira pela manhã, quatro senhoras praticavam exercícios físicos no local. O grupo reúne-se semanalmente para realizar caminhadas na Área de Lazer Pérola do Vale, e aproveitou os novos aparelhos da academia para comple¬mentar o treinamento físico. “Foi uma das melhores coisas que fizeram aqui,” avalia Vali Rempel.

O grupo de mulheres ainda destacou a importância de incentivar e estruturar locais adequados para possibilitar à comunidade a prática de exercícios físicos. “É uma oportunidade para todos malharem, principalmente para as pessoas que não podem pagar uma academia particular,” lembra Lúcia Sebastiany.

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, em 2008, revelou que apenas 16,4% dos brasileiros costumam executar algum tipo de prática física. O sedentarismo tornou-se, nos dias de hoje, um dos maiores vilões da saúde, sendo que cerca de 260 mil brasileiros morrem anualmente em virtude de doenças cardiovasculares, enfermidades que poderiam ser evitadas com simples caminhadas.

Investimento estratégico – Além de favorecer a prática de exercícios físicos, a academia ao ar livre também valorizará a Área de Lazer Pérola do Vale, um dos principais pontos de convívio arroio-meense. “Instalamos a academia em um local estratégico. Percebemos que muitas pessoas já utilizavam a área de lazer para caminhar,” relata a secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Jaqueline Kuhn.

A academia ao ar livre conta com 18 aparelhos divididos em três grupos de exercícios – alongamento, fortalecimento muscular e articulares aeróbicos. A classificação dos treinamentos, instruções para iniciantes e músculos exercitados na malhação podem ser encontrados na placa localizada ao lado da academia ou nos próprios aparelhos. Segundo Jaqueline, serão investidos R$ 41 mil na estruturação completa da academia ao ar livre – aparelhos, lixeiras, bancos e iluminação da área.

Por Jaqueline Manica