Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 30 de Março de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Comunidade escolar decide manter férias nas escolas infantis

Recesso nas escolas infantis será de 26 de dezembro a 24 de janeiro de 2012

, 18 de novembro de 2011 às 8h22

O recesso escolar e fechamento destas instituições durante o mês de janeiro foi discutido com representantes de pais das Escolas Comunitárias de Educação Infantil (Eceis) no mês passado na secretaria de Educação. Conforme a opinião da maioria, foi decidido manter o período de recesso nas Eceis.

O grupo entendeu a necessidade deste espaço de tempo para atender aos compromissos legais com as funcionárias das escolas e o rompimento da rotina das crianças, que frequentam o ano inteiro as Eceis. Além disso, foi consenso entre o grupo a importância deste período para a devida limpeza, desinsetização e manutenção dos prédios. Ao longo do ano, a Administração Municipal, por meio da secretaria de Educação e Cultura, em parceria com Associação de Pais e Amigos da Escola Comunitária de Educação Infantil (Apaeceis), promoveu outros encontros, envolvendo diferentes segmentos da sociedade, além de pesquisas com famílias que possuem crianças de quatro meses a cinco anos de idade matriculadas em Eceis, com o objetivo de refletir sobre o período de férias nas instituições.

O Conselho Municipal de Educação manifestou-se através do parecer nº 01/2011 e posicionou-se favorável quanto ao período de férias das Escolas Comunitárias de Educação Infantil. O conselho entende que a criança deve ser compromisso da família em primeiro lugar e o período de férias torna-se um estímulo para a convivência familiar, assim como afirma a Constituição Federal. Concluindo estes encontros, ficou decidido pelo grupo que o recesso será no período de 26 de dezembro a 24 de janeiro de 2012, com o retorno dos profissionais no dia 25 de janeiro, para planejamento e organização das atividades. No dia 26 de janeiro, as escolas estarão abertas para acolher as crianças.

Por Jaqueline Manica