Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 18 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Seminário debate bioenergia

Biogás pode ser uma solução ambiental com retorno financeiro para os produtores

, 4 de outubro de 2011 às 10h25

Numa promoção da Coordenação Regional do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, juntamente com as prefeituras de Travesseiro, Capitão e Progresso, foi realizado na segunda-feira, dia 03, em Picada Essig, o 1° Seminário Regional de Produção de Bioenergia a partir dos dejetos de suínos.

O encontro, coordenado por Lari Hofstetter, também teve a participação de representantes dos municípios de Arroio do Meio, Sério e Cruzeiro do Sul e um número de mais de 120 produtores rurais que atuam no setor da suinocultura, que acompanharam palestra ministrada por Felipe Souza Marques, do Centro de Estudos de Biogás da Itaipu Binacional.

Durante a palestra Felipe comentou e mostrou em vídeo modelos de Usinas de Biogás instaladas em propriedades de agricultura familiar no Estado do Paraná. Explicou o projeto e como funciona a exploração de energia, destacando ser esta uma solução ambiental que dá retorno financeiro para os produtores. O biogás é uma economia que pode servir como solução regional para o desenvolvimento. Felipe defendeu a união de produtores para instalação de gerador de biogás.

 

Por Jaqueline Manica