Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 23 de Agosto de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Projeto proposto em encontro regional já é desenvolvido no município

Projeto debatido no IV Encontro Estadual da Saúde da Pessoa Idosa já está em execução em Arroio do Meio

, 1 de outubro de 2011 às 7h12

A secretária de Saúde de Arroio do Meio, Helena Matte, o enfermeiro do Posto de Saúde Central, Rogério Nunes e a coordenadora dos grupos de terceira idade do município, Jussara Wilssmann, participaram, na semana passada do IV Encontro Estadual da Saúde da Pessoa Idosa. O evento foi realizado em Porto Alegre, no auditório do centro administrativo Fernando Ferri.

Durante todo o dia aconteceram palestras e debates com profissionais da área da saúde, tratando da qualidade de vida do idoso. Entre os projetos apresentados m âmbito estadual, a Prevenção de fraturas e quedas na pessoa idosa, sob coordenação da sanitarista e terapeuta familiar, Alba Spier, e a introdução da dança na rotina dos idosos, chamaram a atenção dos arroio-meenses.

Segundo o enfermeiro Soares, além da dança sênior, que está sendo realizada atualmente nos grupos de terceira idade do município, um projeto semelhante ao proposto no encontro já foi desenvolvido em 2010, quando uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde apresentou um DVD de prevenção a acidentes domésticos aos 20 grupos locais. Sob o título A casa ideal para o idoso – prevenção de quedas e fraturas, o DVD é composto por dicas simples, mas eficazes para evitar acidentes domésticos na rotina da pessoa idosa. Além disso, dúvidas e dicas sobre higiene bucal complementam o projeto local.

A secretária Helena explica que o próximo projeto a ser levado para os idosos é referente a dicas sobre alimentação saudável. “É uma satisfação muito grande ver que o trabalho proposto a nível estadual, em prol dos idosos, já está sendo desenvolvido há mais tempo no município, levando prevenção e saúde para os nossos grupos da terceira idade”, comemora Helena.

 

Por Jaqueline Manica