Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 26 de Agosto de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Saúde

Oba! Hora de escovar os dentes!

A higienização bucal deve ser feita desde o primeiro dia de vida

, 20 de outubro de 2011 às 16h10

Não há dúvidas da importância da higiene bucal. Mas nem sempre é fácil explicar isso para as crianças e convencê-las da necessidade de escovar os dentes. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe algumas perguntas que fizemos para a odontopediatra Carla Orlandini Vargas.

AT – É correto afirmar que a prevenção da saúde bucal de uma criança começa ainda durante a gestação? Por quê?

Odontopediatra Carla Orlandini Vargas – Sim, pois a mãe mantendo a boca em boas condições de saúde, isto é, tendo os dentes devidamente restaurados, sem acúmulo de cálculo dental e sem gengivite ( que pode ser normal no período gestacional), associados a hábitos corretos de higiene oral terá o número de bactérias cariogênicas diminuído transmitindo, assim, menor número para seu bebê.

É importante salientar que durante a gestação as mães devem evitar o consumo excessivo de sacarose (doces, açúcar), pois, além de ser prejudicial para seus dentes e poder desencadear diabetes, o bebê já irá associar o doce com a sensação de prazer podendo aumentar o seu consumo no futuro.

A gestante deve frequentar, regularmente, o dentista e pode ser submetida a tratamento odontológico.

AT – A partir de que idade/meses deve ser iniciada a higienização da boca do bebê? Como deve ser esse procedimento?

Carla – A higienização deve ser feita desde o primeiro dia. Enquanto o bebê não tiver dente, deve-se fazer com gaze ou “fraldinha” embebida em água fervida uma vez ao dia na hora do banho para o bebê relacionar higiene da boca com higiene corporal. Deve-se envolver o dedo indicador com a gaze ou “fraldinha” embebido em água fervida e passar, suavemente, sobre os rodetes gengivais (gengivas), bochechas e língua.

Quando surgir (erupcionar) o primeiro dente, pode-se começar a fazer uso de escova dental pediátrica, de preferência com cabo e cabeça emborrachadas. É interessante, na hora do banho, deixar que a criança brinque com a escova. Até 18 meses, se faz uma escovação bem eficiente ao dia, de preferência a última escovação, destacando a importância de escovar os dentes após as refeições e lembrando que a cada faixa etária, os cuidados com a higiene oral e os dentes se modificam.

AT – Como os familiares podem criar o hábito da escovação, dos cuidados diários com a higiene bucal sem tornar isso estressante?

Carla – Mostrando que escovar os dentes e a língua faz parte da higiene diária e pode ser feito com prazer, através de brincadeiras, histórias. Cada família tem a sua história, a sua fórmula. Basta ter paciência, criatividade e saber participar do mundo da criança. Pode-se usar personagens como, por exemplo, o trio saúde: Super escova, Laçador ( fio dental) e Espuminha (pasta de dente).

Leia a entrevista completa na edição impressa do dia 21.

Por Jaqueline Manica

Para criar o hábito da escovação diária, Carla recomenda paciência, criatividade e participação do mundo da criança