Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 27 de Novembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Estacionamento rotativo previsto para novembro

Com o estacionamento rotativo em funcionamento, 240 condutores de automóveis e 40 motociclistas poderão usufruir do espaço na Rua de Eventos de Arroio do Meio diariamente

, 23 de outubro de 2011 às 5h26

Para o começo de novembro, o Departamento de Trânsito de Arroio do Meio prevê o início de funcionamento do estacionamento rotativo na Rua de Eventos. Durante a semana, ajustes nas vagas para deficiente físico e idoso foram realizados, além da instalação das placas que sinalizarão o local. A medida tem o objetivo de socializar o estacionamento público arroio-meense sem gerar custos ao cidadão.

O projeto 2.994 que cria o estacionamento rotativo gratuito na Rua de Eventos – área coberta localizada entre as ruas Dr. João Carlos Machado e Visconde do Rio Branco – foi aprovado pela Câmara de Vereadores na sessão de 05 de outubro. Na mensagem justificativa, a Administração Municipal esclarece que o sistema de rotatividade evitará a utilização do local como “garajão”, quando pessoas deixam o automóvel na área coberta durante todo o dia. Uma enquete realizada pelo jornal AT mostra que a maioria aprova a criação do estacionamento rotativo. 89,65% dos votantes apoiam a medida, contra 10,35% dos discordantes.

Sistema rotativo funcionará no horário de pico

O estacionamento rotativo funcionará de segunda a sexta-feira, entre 9h30min e 15h30min, sem interrupção ao meio-dia. Cada veículo poderá ficar no local por no máximo 60 minutos. A permanência de pessoa no interior do automóvel não altera o controle do tempo e, após o uso, o condutor poderá estacionar novamente na área coberta depois de uma hora. O tempo será controlado por um servidor público contratado pela Administração Municipal. Nos primeiros 30 dias, o estacionamento rotativo funcionará em caráter educativo. O coordenador do Departamento de Trânsito arroio-meense, Luis Fermino Soares, explica que não haverá multas durante este período. “O condutor terá um tempo para se acostumar com a nova lei. Caso ele extrapole no tempo, apenas receberá uma advertência verbal e instruções,” acrescenta Fermino.

Após o período de 30 dias, a permanência do veículo no local por mais de 60 minutos acarretará em multa de R$ 53,20, perda de três pontos na Carteira de Habilitação do Condutor (CNH) e remoção do veículo, como previsto no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro.

A sinalização do estacionamento rotativo será feita por placas de trânsito e pinturas no chão. Algumas mudanças serão realizadas na Rua de Eventos. O espaço destinado para o estacionamento de motocicletas será transformado em uma vaga para deficiente físico e uma para idoso. As motocicletas poderão ser estacionadas em frente ao Banrisul. Ao total serão destinadas 10 vagas para motocicletas e 40 para carros. No sistema de rodízio – seis horas diárias – 240 condutores de veículos e 40 motociclistas poderão usufruir do estacionamento na Rua de Eventos. O estacionamento rotativo gratuito foi elaborado baseando-se no sistema implantado em Esteio. O projeto é uma inovação na região, já que os demais municípios adotam a sistemática de cobrança pela vaga. Para alertar a comunidade das mudanças na Rua de Eventos, uma campanha de divulgação está sendo realizada pelo Departamento de Trânsito. 12 mil folders serão distribuídos no município, além de trabalho realizado junto aos órgãos de imprensa. “A campanha irá abranger todos os motoristas arroio-meenses,” acredita Fermino.

Qualquer dúvida sobre o projeto pode ser esclarecida pelo Departamento de Trânsito arroio-meense, no fone 3716-1166 ramal 220.

Por Jaqueline Manica