Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 26 de Julho de 2017

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Comportamento

Você sabe o que é oneomania?

Psicóloga Maria Angélica Hartmann Gräff, que explica que normalmente os compradores compulsivos compram por comprar, pelo prazer imediato de comprar, por obedecer o “comando” da compulsão

, 12 de setembro de 2011 às 10h33

É o nome científico de uma doença, caracterizada pela mania de comprar demais! Aquela pessoa que compra, compra, compra roupas, sapatos, livros e nem sabe se terá alguma utilidade em sua vida. A definição é da psicóloga Maria Angélica Hartmann Gräff, que explica que normalmente os compradores compulsivos compram por comprar, pelo prazer imediato de comprar, por obedecer o “comando” da compulsão: “compra porque está triste, compra porque está feliz, compra porque pode ser que algum dia use, porque está em liquidação…. simplesmente compra. Com esse tipo de comportamento, os compradores compulsivos deixam de honrar com compromissos financeiros (pagar aluguel, luz, água, comprar comida) e cedem ao desejo de comprar, gastar. Como se existisse um ‘vazio’ interior que pudesse ser preenchido com as compras.”

De acordo com a psicóloga, as origens da doença ainda são controversas. Alguns autores a associam ao Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC (teria também outras características obsessivas compulsivas como contar sem parar, conferir portas e janelas muitas vezes, limpar excessivamente a casa, lavar as mãos, entre outros comportamentos). Em outra hipótese teria relação com os impulsos, ou melhor, com a falta de controle dos impulsos (comer muito, jogar sem controle, alcoolismo, drogadição, entre outros).

Dicas para aprender a retomar o controle da situação:

  • Reconheça que tem um problema e que precisa de ajuda
  • Não saia de casa com talões de cheques ou cartões de crédito
  • Antes de comprar pense se realmente está precisando do produto ou se é mero capricho e se pode pagar por ele
  • Se perceber que não vai resistir às compras, saia acompanhado de alguém que conheça e que poderá lhe ajudar a pensar antes de comprar ou impedir que você gaste.
Por Jaqueline Manica