Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 17 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Apartes

Semanas com foco na cultura

9 de setembro de 2011 às 5h52

É muito comum hoje nos meios universitários, instituições ou empresas onde a leitura e a escrita fazem diferença uma queixa que deixa a impressão que há gerações que não deram valor à leitura. Apesar dos avanços da internet e das suas maravilhas nos conectando ao planeta, todos sabemos que no silêncio e na reflexão da palavra escrita de um livro podemos viajar e ampliar o nosso horizonte criativo e realizador. Se houve um hiato, também é visível o quanto há pequenos escritores e leitores, ávidos para participarem deste processo, quando orientados e estimulados. As feiras do livro que têm sido promovidas há mais de duas décadas em Arroio do Meio, pela secretaria de Educação e Cultura com apoio das escolas municipais, sempre têm um foco na leitura infantil e juvenil. Os resultados parecem promissores porque, além da alegria e do alvoroço durante os dias de feira, os alunos das redes municipais de ensino apreciam investir seu dinheiro escolhendo um ou mais exemplares entre as dezenas de títulos oferecidos pela editoras que participam do evento.

O lançamento de mais um livro (este ano inspirado em instantes sig¬nificativos da vida) com participação de pessoas da comunidade e rede escolar também comprova que há muitas crianças, adolescentes e jovens sentindo prazer e gosto em se expressar. Não imaginavam certamente que o dia da apresentação da obra seria mais um instante inesquecível. Está escrito.

§§§

Apesar de morarmos numa comunidade relativamente pequena, podemos nos orgulhar do fato de termos muitas opções de lazer e cultura à nossa disposição, especialmente nestas semanas de CulturArte. É claro que não é possível participar de todas as programações, mas normalmente elas ganham disparado do que está sendo oferecido por muitos programas de televisão. E melhor: ao vivo.

§§§

Carlos Magrão, conhecido cantor de música gaúcha, foi uma das atrações da semana cantando gospel, gênero que atrai cada vez maior público, pela necessidade de resgatar a alma, o espírito ou interior.

§§§

Amam Amigos

Fundada em 1970, a nossa Amam. (Associação dos Menores de Arroio do Meio) merece o apoio da comunidade que será renovado agora a partir de uma campanha lançada na última terça-feira com participação de autoridades, empresários e líderes locais. Assinada pela Dobro, a campanha está muito bonita e conta com sua sensibilidade e solidariedade.

Receitas da Tia Herta

A diretoria do União de Arroio Grande está de parabéns porque ofereceu um belo evento à comunidade no último sábado. Apostando na receita humor e lazer, ao gosto das famílias também está procurando resgatar o envolvimento voluntário na organização e administração do clube obteve resultado e retorno com casa cheia.

Ação ambiental recolhe lixo eletrônico

Uma campanha inédita está em andamento até o dia 17 de setembro para recolher lixo eletrônico: monitores, cabos, telefones celulares, caixas de som, impressoras, baterias, carregadores e outros. Todo este material que acaba acumulado nas casas e residências pode ser descartado de forma correta pela campanha que está em andamento numa ini-ciativa do Fecomércio, Sindilojas, prefeitura, Meio Ambiente, CDL, Acisam, escolas locais e apoio deste jornal. No último sábado, houve a primeira cole¬ta durante a Feira do Produtor, na Rua de Eventos, quando foi recolhido um caminhão de lixo eletrônico. Uma próxima coleta será realizada junto à Comunidade Luterana São Paulo no próximo dia 14, porém, destinada para empresas. A última coleta será feita dia 17, para o público em geral, mais uma vez na Rua de Eventos.

No Rio Grande do Sul, 128 municípios aderiram à campanha, entre os quais, Arroio do Meio, Lajeado, Estrela e Encantado, aqui na região. Uma empresa de São Paulo recolhe o lixo para triagem e reciclagem. Para a maioria dos municípios que participam da campanha e que para tal receberão um selo de participação a adesão funciona como uma campanha de conscientização e forma de garantir um descarte mais seguro ambientalmente, diante do grande volume de lixo eletrônico que é produzido na modernidade.

Por Jaqueline Manica