Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 05 de Agosto de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Saúde

Mais peixe no seu prato

Inclua pescado na sua alimentação. É gostoso e faz bem para a saúde é o lema da 8ª Semana do Peixe, lançada no dia 11 pelos ministérios da Saúde e da Pesca e Aquicultura

, 23 de setembro de 2011 às 17h22

A campanha, que segue até o dia 24 de setembro, tem por objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente tendo como foco a alimentação saudável.

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008/9, o consumo anual de peixe do brasileiro é de sete quilos. A meta da campanha é aumentar o consumo para 12 quilos de pescado habitante/ano, quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a nutricionista Carla Holz, os peixes são boas fontes de todos os aminoácidos essenciais, que ajudam a formar as proteínas, necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também fontes importantes de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais, fundamentais ao bom funcionamento do organismo. O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, recomenda o consumo de peixe fresco pelo menos duas vezes por semana, enfatizando a necessidade de que a população adquira hábitos alimentares mais saudáveis, evitando o excesso de gorduras e sal nos alimentos e preparações.

 

Por Jaqueline Manica