Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 15 de Setembro de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Integração marca aniversário do Coral Concórdia de Palmas

Em torno de 200 cantores, divididos em mais de 10 corais, apresentaram diversificado repertório evidenciando a herança do canto coral, manifestação musical tão presente na região

, 8 de setembro de 2011 às 8h26

No sábado, dia 03, o Centro Comunitário Evangélico de Palmas foi palco de mais uma edição do tradicional Festival de Corais promovido pelo Coral Concórdia, que neste ano completa 110 anos. A saudação inicial ficou a cargo do pastor Valmir Simon que após belas palavras de louvor à música apresentou o coral anfitrião da noite, que entoou duas canções sob a regência de Telmo Körner. Na sequência, o cerimonial foi conduzido por Ernani Grassi e seguiram-se várias apresentações de corais vindos de diversos municípios do Vale do Taquari. Em torno de 200 cantores, divididos em mais de 10 corais, apresentaram diversificado repertório evidenciando a herança do canto coral, manifestação musical tão presente na nossa região. Curiosamente, dentre os convidados, dois coros ainda formados exclusivamente por homens. O que, para os tempos atuais, é considerado uma raridade, em função de a grande maioria ter migrado para coros mistos.

Após o delicioso jantar, o grupo folclórico alemão Frohsinn, de Forqueta, contagiou a todos com a alegria e descontração das danças do folclore germânico. A plateia gostou, aplaudiu e pediu bis. O clima festivo, a integração da música e da dança coroou de forma especial o aniversário da entidade, mostrando que onde a cultura se manifesta celebra-se a vida com mais alegria e encantamento. A noite seguiu com baile animado pelo conjunto Os Belgas, de Venâncio Aires. O Coral Concórdia de Palmas tem na presidência Neusa Magedanz e conta com 20 dedicados cantores. Integrante do Núcleo Municipal de Cultura, o coral recebe o incentivo da Administração Municipal.

 

Por Jaqueline Manica