Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 11 de Julho de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Eventos

“Ser gaúcho, acima de tudo, é um estado de espírito”

Peão Destaque Campeiro do RS, Rodrigo Schneider, diz que ser gaúcho, independente de vestes, regras, ou mesmo o movimento, é valorizar todas as manifestações culturais do Estado

, 16 de setembro de 2011 às 8h59

O Peão Destaque Campeiro do RS salienta que não é a bombacha que faz o gaúcho, são os valores que ele carrega. “Existem muitos falsos gaúchos que se apropriam do movimento para dar respaldo aos seus atos, ou como um ‘trampolim social’, uma forma de aparecer. Ser gaúcho, independente de vestes, regras, ou mesmo o movimento, é valorizar TODAS as manifestações culturais do nosso Estado, que representem um caráter de identidade do povo rio-grandense. Valorizar e respeitar a nossa história (porém sempre com um olhar crítico!); agregar os princípios éticos e morais que formam a personalidade do gaúcho; manter-se preocupado com as futuras gerações, com a transmissão dos nossos valores a elas, propiciando um ambiente saudável para a criação e formação dos jovens que estão por vir. Por último, mas não menos importante, amar o Rio Grande acima de tudo! Não acredito que haja gaúcho (sul rio-grandense, talvez) que não o ame”.

Vinte de Setembro. A data reverencia a Revolução Farroupilha, marco da história e da formação política da sociedade rio-grandense. Diversas programações são realizadas em todo o Estado para comemorar a data.

Os desfiles farroupilhas mobilizam centenas de pessoas que exibem com louvor o orgulho de ser gaúcho. Um dos personagens dos desfiles que ocorrem em Porto Alegre nos dias 19 e 20 de setembro é o arroio-meense Rodrigo Schneider, Peão Destaque Campeiro do Rio Grande do Sul 2011/2012.

O peão explica que sua participação será em duas etapas. “Serão dois desfiles. Um será temático, na noite do dia 19 de setembro, e o outro cívico na manhã do dia 20. A princípio eu, assim como os demais Peões e Prendas do Estado, desfilaremos apenas no dia 20, porém, ainda não sabemos como se a pé, a cavalo ou carro aberto. No dia 19 apenas tomaremos parte no palanque oficial durante os desfiles, porém, recebi o convite para participar de um carro temático relacionado à música. Dessa forma, também desfilarei na segunda-feira. Ambos os desfiles serão realizados na avenida Edvaldo Pereira Paiva, às 21h e 8h30min, respectivamente”.

Os desfiles e demais eventos oficiais da Semana Farroupilha do Rio Grande do Sul são compromissos dos qual Rodrigo como Peão Destaque Campeiro do RS deve participar. Já para o desfile temático, onde tocará rabeca, ele afirma que o convite partiu do CTG Glaucus Saraiva, através de sua colega de gestão e 3ª prenda do Rio Grande do Sul, Maira Rodrigues, que faz parte desta entidade. Além de Rodrigo, também participa do desfile a 2ª Prenda Juvenil do RS, Janaína Matiello, do GAN Anita Garibaldi, de Encantado.

Para estes dois importantes compromissos, Rodrigo diz que está tranquilo, pois fora algum ensaio te-mático não há grande preparação, pois, segundo ele, a Semana Farroupilha é um período extremamente corrido para quem participa de departamentos culturais. “São vários dias de atividades intensas. Nossa prioridade é trabalhar pela cultura do Rio Grande. Depois, que venha o desfile!”.

Para o arroio-meense, tendo em vista que os desfiles são o ponto alto dos festejos farroupilhas, o convite é de muita honra. “Não só para mim, mas para todos os Peões e Prendas estaduais, é um reconhecimento à preparação e ao trabalho desenvolvido durante anos para chegarmos ao prendado estadual”, enfatiza.

Por Jaqueline Manica