Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 01 de Outubro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Turno integral em duas escolas

O programa Mais Educação contemplará as escolas municipais de Ensino Fundamental Bela Vista e Tancredo Neves com a implantação de turno integral para alunos do 1º ao 5 º ano

, 7 de agosto de 2011 às 10h24

A modalidade de ensino ainda inédita na rede municipal de Arroio do Meio atenderá os anseios da comunidade, inserida em uma nova realidade social, e entrará em funcionamento ainda neste mês. E deve ser expandida para as outras escolas.

Serão 116 alunos atendidos na escola Bela Vista e 83 na escola Tancredo Neves. Além da alimentação balanceada com supervisão de nutricionistas, o Mais Educação desenvolverá atividades de teatro, pintura, recreação, percussão, matemática e letramento. Com isso os alunos passam a frequentar as instituições de ensino por um período de oito horas diárias. O investimento total será de R$ 58.361,92 para os 10 primeiros meses de atividade e já foi depositado na conta dos CPMs.

O prefeito Sidnei Eckert afirma que o sucesso do programa dependerá do esforço coletivo entre a Administração, diretoria das escolas, CPMs, comunidade, entidades parceiras, serviços voluntários e da colaboração dos pais. A secretária da Educação Eluise Hammes diz que o projeto trabalhará valores e virtudes, entretanto, não substituirá o papel da família. Ela ressalta que os alunos serão avaliados nas atividades e os pais devem exigir o esforço.

A coordenadora do MEC, Naiara Tres Casotti, será responsável pelas articulações entre a secretaria da Educação e as escolas. Cada escola terá um professor comunitário que atuará de 20 a 40 horas semanais na função de coordenar a oferta e a execução das atividades de educação integral na escola e mobilizar todos os segmentos da comunidade escolar para debater sobre a educação integral.

Os diretores das escolas terão o papel de incentivar a participação, o compartilhamento de decisões e de informações com professores, funcionários, estudantes e suas famílias. Nesse sentido, o trabalho deles tece as relações interpessoais, promovendo a participação de todos os segmentos da escola na tomada de decisões, de previsão de estratégias para mediar conflitos e solucionar problemas. Também cabe aos diretores promover o debate da educação integral nas reuniões pedagógicas, conselhos de classe, nos espaços do conselho escolar, assim como garantir a tomada coletiva de decisões acerca das escolhas pressupostas pelo programa Mais Educação e a transferência (exposições e prestação de contas).

As reformas nos espaços cedidos pelas escolas e comunidade foram iniciadas na manhã da quarta-feira, 3 de agosto, pelo setor de Serviços Urbanos e devem ser entregues ainda em agosto. Na segunda-feira, 8 de agosto, às 19h30min, será realizada uma reunião na escola Bela Vista, entre a comunidade escolar e a secretaria da Educação.

Histórico – No dia 26 de abril, foi enviada uma proposta de adesão das escolas municipais Bela Vista e Tancredo Neves ao MEC. No dia 3 de maio, o projeto foi aprovado e no dia 9 de maio o termo foi assinado pelo prefeito Sidnei Eckert e enviado ao MEC. Em 21 de junho, a proposta foi encaminhada ao FNDE, e no dia 28 de julho o valor foi depositado na conta do CPMs. O programa Mais Educação é uma estratégia do governo federal, em parceria com os municípios, para promover a educação integral no Brasil.

Por Jaqueline Manica