Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 15 de Outubro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Seis produtores rurais recebem casas novas

STR e a Administração Municipal firmaram uma parceria que garante serviços de terraplenagem, acesso e abertura de fossas para a construção das casas

, 2 de agosto de 2011 às 9h00

Seis famílias de produtores rurais de Arroio do Meio já estão vivendo em residências novas, construídas a partir do Programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida, para o meio rural. Trata-se de um convênio do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) com a Caixa Econômica Federal, destinado para atender as famílias do meio rural que precisam de moradia e se enquadram dentro de uma determinada faixa de renda.

A conquista intermediada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) começou em 2010, quando as famílias selecionadas receberam do Governo um kit de material de construção no valor de R$ 12 mil, para a construção de casas com cerca de 50 metros quadrados. Os beneficiados ficaram responsáveis pelo pagamento da mão de obra e contrapartida no valor de R$ 1.200,00.

A partir de então, o STR e a Administração Municipal firmaram uma parceria, através da Secretaria de Agricultura, que executou os serviços de terraplenagem, acesso e abertura de fossas para a construção das casas. Segundo o representante do STR, André Beuren, mais cinco famílias estão em fase de análise, para dar continuidade ao projeto que beneficia e incentiva pequenos produtores rurais.

Lucina Teresinha Werman, produtora rural de Cascalheira, beneficiada com uma das casas destinadas para o município, afirma que está muito satisfeita com a moradia nova e que torce para que mais pessoas sejam beneficiadas. “Sem essa ajuda eu não teria condições de construir uma casa nova”.

Por Jaqueline Manica

Prefeito Sidnei Eckert, secretário de Agricultura Paulo Grassi e representante do STR André Beuren, estiveram na propriedade de Lucina Teresinha e Pedro Werman, na localidade de Cascalheira_ Maica Viviane Gebing