Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 25 de Janeiro de 2021

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Política

População elege prioridades para a região

População é convidada a participar do processo que vai definir as áreas prioritárias para receber investimentos do governo estadual em 2012

, 10 de agosto de 2011 às 1h00

Nesta quarta-feira, a população poderá participar do processo de votação da Consulta Popular. Dentre os 16 projetos selecionados, os arroio-meenses poderão votar em quatro, indicando assim as prioridades para os investimentos do Estado em 2012 que contemplem município e região.

Para a região do Codevat, foi disponibilizado o montante de R$ 6 milhões. Entre as demandas para o município, as principais são:

– Reaparelhamento dos órgãos de segurança (BM, Polícia Civil, Susepe e Patram);

– Investimentos em melhorias dos 21 hospitais filantrópicos;

– Fomento à bacia leiteira (máquinas, equipamentos, insumos e pastoreio rotativo);

– Cursos de qualificação da oferta turística;

– Fomento à produção de alimentação escolar (pequenas irrigações, assistência técnica, transporte de alimentos).

Locais de votação

O processo de votação será com a utilização de uma cédula, na qual constam os 16 projetos selecionados pela região. Cada eleitor pode indicar até quatro projetos de sua preferência. A habilitação do votante é feita mediante apresentação de documento de identidade, se o voto for por cédula. Se for pela internet é necessário o documento de identidade e título de eleitor. As urnas funcionarão das 9h às 18h, porém, nos locais que ficam abertos até mais tarde, a votação será estendida até às 21h. Além da votação pela cédula, também é possível votar pela internet – www.participa.rs.gov.br – das 8h até meia-noite.

As urnas estarão disponíveis nos seguintes locais: Prefeitura de Arroio do Meio; Posto de Saúde Central; ESF Aimoré; ESF Bela Vista; ESF Navegantes; Secretaria de Agricultura; Escola Estadual Guararapes; Delegacia de Polícia; Brigada Militar; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) – duas urnas; Hospital São José; Subprefeitura de Palmas; Forqueta; Curtume Aimoré; Girando Sol; Secretaria de Educação – votação pela internet. Além desses pontos fixos, funcionarão três urnas itinerantes na Brigada Militar e Polícia Civil.

 Os 16 projetos sugeridos

Incentivo à fruticultura regional; reforma, ampliação e recuperação dos espaços escolares (17 escolas); reaparelhamento dos órgãos de segurança (Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe, Patram); investimentos em melhorias dos 21 hospitais filantrópicos; centro(s) regional(is) de processamento e comercialização de produtos oriundos da agropecuária familiar; fomento à bacia leiteira (máquinas, equipamentos, insumos e pastoreio rotativo); controle e erradicação da tuberculose e brucelose; ampliação da rede de água Taquari-Bom Retiro do Sul; qualificação de trabalhadores rurais – agroprocessos (feira de produtores, pescadores, artesãos, produção de alimentação escolar); aquisição de caminhão de atendimentos para desastres; criação de unidade de preservação permanente no Morro Gaúcho em Arroio do Meio; cursos de qualificação da oferta turística; criação de unidades de controle de dejetos suínos; fomento à produção de alimentação escolar (pequenas irrigações, assistência técnica, transporte de alimentos); criação de uma incubadora regional de agroindústrias familiares; construção da UTI do Hospital Santa Terezinha, em Encantado.

 

Por Jaqueline Manica