Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 29 de Setembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Curso técnico, uma oportunidade de acesso ao mercado de trabalho

De cura duração e mais em conta financeiramente, cursos técnicos são opções para quem quer se qualificar

, 8 de agosto de 2011 às 8h47

Escolher uma profissão não é tarefa fácil. Ainda mais quando se tem menos de 20 anos, período no qual a maioria dos estudantes inicia sua formação universitária. A dúvida sobre a carreira a seguir aliada ao tempo para a formação e ao custo da graduação têm levado muitos jovens a optarem pelo curso técnico.

Na região, o Senac tem sido referência na formação técnica. Com 15 anos de atuação em educação profissional preparando profissionais para o comércio de bens, serviços e turismo, na unidade de Lajeado circulam em média 500 estudantes por dia. No ano passado, seis mil pessoas foram capacitadas pela instituição. O público predominante é adulto jovem e as mulheres são a maioria, mais de 60%, segundo a diretora Etiene Azambuja. “O foco não é apenas a qualificação técnica, mas também a postura profissional adequada, importante na hora de buscar um emprego. Buscamos alinhar estas questões”, afirma a diretora. Ela salienta que os cursos técnicos têm sido bastante procurados, pois oferecem uma formação prática, relacionada ao contexto atual do mercado de trabalho, num nível bastante valorizado atualmente.

Outra vantagem dos cursos técnicos é a faixa etária que atingem. O Senac oferece cursos para jovens a partir dos 16 anos, permitindo a formação técnica concomitante com o Ensino Médio. Assim o jovem agrega formação, facilitando seu ingresso no mercado de trabalho. Há, inclusive, capacitações gratuitas.

A principal linha de formação do Senac é a gestão e comércio, setor que apresenta muita procura por mão de obra qualificada. Aos comerciários, inclusive, é oferecido desconto de 20% nos cursos.

Como o Senac Lajeado atende a mais 40 municípios, a distância algumas vezes era um empecilho para os interessados de mais longe. Com a modalidade de Educação a Distância (EAD), que está com inscrições abertas para os cursos técnicos de Transações Imobiliárias e em Recursos Humanos, a distância foi encurtada. O aluno cursa apenas 20% das aulas na unidade do Senac. Os outros 80% são a distância, na comodidade da sua casa. O único requisito para se matricular nesta modalidade é ter 18 anos completos, uma exigência legal do MEC.

 

Por Jaqueline Manica