Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 12 de Agosto de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Política

Cartório alerta para o cadastro e atualização eleitoral

O Cartório Eleitoral da 104ª Zona recomenda aos eleitores da Comarca de Arroio do Meio para não deixarem a transferência do seu título de eleitor para última hora

, 1 de agosto de 2011 às 10h33

A 104ª zona abrange os eleitores dos municípios de Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para cadastro e transferência do título eleitoral segue até maio de 2012, entretanto, para evitar filas e atrasos na apresentação de documentos, o Cartório Eleitoral local solicita antecipação na atualização dos registros.

Votar é um exercício democrático obrigatório para todos os brasileiros com idade entre 18 e 70 anos, e opcional para jovens acima de 16 anos e idosos com idade igual ou superior a 70 anos. O auxiliar de cartório Delson Luiz Costa alerta: “sem o título eleitoral os cidadãos ficam impossibilitados de assumir cargos públicos”.

Conforme ele, quem extrapolar o prazo para regulação dos registros só receberá a segunda via do título eleitoral, o que não garante a atualização completa do cadastro, só permite o exercício do voto durante o pleito conseguinte. “Quem não votar durante seis pleitos consecutivos e não justificar o voto em trânsito é excluído do cadastro nacional e tem o título cancelado. O cidadão não existe perante o sistema”, esclarece. Mesmo assim, segundo Costa, estes cidadãos têm o direito de fazer um novo título, desde que estejam em dia civicamente.

Visitas – Esporadicamente o Cartório Eleitoral da Zona 104 fará visitas aos outros cinco municípios da comarca para cadastrar e atualizar destes eleitores. As datas ainda não foram agendadas.

Por Jaqueline Manica

A dona de casa Marciane Laiane do Rosário Mattos, 18 anos, está fazendo seu primeiro título eleitoral. Ela é natural de Bragança - PA e vai votar em Arroio do Meio, onde reside atualmente