Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 09 de Abril de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Agentes aceitam encomenda de mudas de chás medicinais

Durante as visitas, famílias capitanenses podem encomendar mudas de stevia e eucalipto cheiroso

, 6 de agosto de 2011 às 11h49

Durante as visitas que as agentes comunitárias de saúde estão realizando junto às famílias capitanenses, estão oferecendo mudas de eucalipto cheiroso e stevia. Cada muda de eucalipto terá um custo de R$ 3,60, e as mudas de stevia, R$ 0,60 cada. Os pedidos de eucalipto poderão ser feitos até o final do mês de agosto. As mudas de stevia podem ser encomendadas até dezembro, visto que a mesma não desenvolve no período do inverno.

A stevia é uma planta com extraordinária capacidade adoçante. Em sua forma natural, é aproximadamente de 10 a 15 vezes mais doce que o normal açúcar doméstico. A stevia não causa diabetes, não contém calorias, não altera o nível de açúcar no sangue, não é tóxica, inibe a formação da placa e da cárie dental, não contém ingredientes artificiais e pode ser usada para cozinhar. O chá de stevia é indicado contra diabetes, obesidade, hiperatividade, pressão alta, indigestão, candidíase, é um bom tônico salutar para a pele, inibe o desejo de carboidratos e diminui a necessidade de tabaco e álcool.

Para preparar o chá, deve se utilizar duas colheres de sopa de erva para um litro de água. Quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida é só coar e beber. O chá deve ser consumido de duas a três vezes ao dia.

No eucalipto cheiroso devem ser utilizadas as folhas. Sua indicação é contra gripe e problemas respiratórios e bronquite. O preparo deve ser com a colocação das folhas em uma vasilha com água e deixar ferver por alguns minutos. Adoçar com mel e tomar ainda morno.

 

Por Jaqueline Manica