Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 23 de Janeiro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Professores da rede municipal discutem Educação, Cultura e Diversidade

Seminário de Educação de Arroio do Meio iniciou ontem e se estende até quinta-feira. Na sexta ocorre o Dia de Estudos na Escola

, 27 de julho de 2011 às 10h07

Educação, Cultura e Diversidade é o tema do Seminário de Educação iniciado ontem à tarde, no Auditório Irmã Nísia – Colégio Bom Jesus São Miguel. O seminário envolve os 160 professores da rede municipal de ensino de Arroio do Meio e é composto por palestras e dinâmicas relativas às temáticas em discussão. Neste ano, algumas palestras serão ministradas por professores da rede municipal, em função do nível de conhecimento sobre os temas abordados.

A primeira palestra do seminário abordou Mídias na Educação: potencializando aprendizagens, com as professoras Elisabete Bersch, Andréa Haupt e Ana Lúcia Haupt. Hoje pela manhã a equipe da Clínica Universitária Regional de Saúde/Univates fala sobre Os desafios de ser professor hoje. À tarde o promotor Paulo Estevam Araujo aborda A Rede Municipal Apoio e suas atribuições.

Na quinta-feira pela manhã o seminário segue com a palestra A Cultura afro-brasileira, africana e indígena e sua inserção no currículo escolar apresentada pelos professores de História Carla Schroeder, Noeli Primaz dos Santos e Sérgio Nunes Lopes. À tarde Josélia Jantsch Ferla aborda Um olhar reflexivo sobre a presença da música na escola.

Dando continuidade à Formação Docente, ocorre na sexta-feira, dia 29, o Dia de Estudos na Escola, quando os professores reúnem-se para organizar e discutir as propostas de estudos de cada educandário. Compõem a pauta desse dia a socialização e avaliação das atividades do Seminário de Educação e a revisão do Projeto Político Pedagógico.

A Formação Docente 2011 iniciou em fevereiro, com atividades da abertura do ano letivo. Em março, ocorreu a primeira etapa do Dia de Estudos na Escola. A realização do Seminário de Educação encerra as atividades propostas para este ano letivo. O principal objetivo da Formação Docente, segundo a equipe de profissionais da secretaria de Educação e Cultura, é contribuir para a qualificação profissional dos professores que atuam na rede municipal, qualificando dessa forma o processo educacional.

Por Jaqueline Manica