Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 29 de Setembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Economia

Governador Tarso Genro abre 2ª Agroind Familiar

Feira segue até domingo, no Parque do Imigrante, Lajeado. Nesta edição a Agroind tem conceito nacional. São 55 expositores de outros estados

, 14 de julho de 2011 às 11h29

Expositores, autoridades, imprensa, líderes empresariais e políticos prestigiaram na quarta-feira à tarde a cerimônia de abertura da 2ª Agroind Familiar – Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para a Agroindústria Familiar. E o primeiro dia já foi especial, tendo o governador do Estado, Tarso Genro, como um dos primeiros visitantes a percorrer os estandes da feira. O governador fez um roteiro nos pavilhões, cumprimentou expositores e na sequência participou da solenidade de abertura. “O ponto de partida de um projeto de desenvolvimento é a base produtiva local, que é o que é feito nessa região”, afirmou. Tarso Genro citou o Vale do Taquari como um centro de atividade econômica invejável, que cria alternativas locais e tem um trabalho de sustentabilidade e desenvolvimento que contempla a integração com as regiões vizinhas. E acrescentou: “Não acho que regiões ricas devam ganhar menos investimentos. Eles devem sim é exigir mais para si, porque servem de exemplo para o restante do Estado e País”.

O presidente da 2ª Agroind Familiar, Oreno Ardêmio Heineck, comemorou a realização de mais uma edição da feira, que cresceu cerca de 20% em número de estandes e ganhou conceito nacional com a presença de 55 agroindústrias de outros Estados. “É uma iniciativa louvável que na prática vai reverter em redução do êxodo rural, mais renda, acesso à gestão e à tecnologia para quem vive no meio rural”.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Valmor Scapini, aproveitou a presença política para alertar da necessária participação financeira do Estado e da União com o aporte de recursos. “Apesar dos desafios, Acil, Prefeitura de Lajeado e Câmara de Vereadores estão dispostas a promover a terceira edição daqui a dois anos. Mas para isso é fundamental que mais instituições públicas – principalmente federais – se façam mais parceiras e aportem recursos suficientes para a viabilização”, afirmou.

Motivada pelo foco da feira, a prefeita Carmen Regina Cardoso afirmou que o município está comprometido com o desenvolvimento da região. Ela lembrou o fato de que Lajeado tem apenas 2% de sua área como zona rural, representando cerca de 600 pessoas. “Mas o fato é que acreditamos no setor e nas pessoas que nele atuam”. Na sua opinião, é preciso que os produtores rurais, de uma forma geral, tenham avanços na formação, na agregação de valor aos produtos e abertura de mercados.

A solenidade de abertura teve ainda a presença secretários estaduais Luiz Fernando Mainardi (Agricultura, Pecuária e Agronegócio), Ivar Pavan (Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo) e Afonso Motta (Prefeitos e Relações Institucionais).Também prestigiaram o evento os deputados estaduais Luiz Fernando Schmidt e Edegar Pretto; do deputado federal Enio Bacci; prefeito de 15 de Novembro, representando a Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), Clair Tomé Kuhn.

A 2ª Agroind Familiar segue até domingo no Parque do Imigrante, em Lajeado. Nesta sexta-feira o horário de visitação vai das 9h às 20h30min; sábado das 9h às 21h; e domingo das 9h às 18h. O ingresso custa R$ 5,00. Confira a programação dos eventos técnicos.

Por Jaqueline Manica