Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 17 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Audiência define áreas prioritárias para o Vale do Taquari

A Participação Popular e Cidadã ocorre no dia 10 de agosto e a previsão é de que a região seja beneficiada com cerca de R$ 6 milhões

, 4 de julho de 2011 às 17h32

A Univates sediou na quinta-feira passada a Audiência Pública Regional referente à Participação Popular e Cidadã – Orçamento Estadual 2012. Na oportunidade, foi apresentada a dinâmica da Participação Popular para este ano, definidas as diretrizes do processo na região do Vale do Taquari, e escolhidas a Comissão Regional de Acompanhamento da Participação Popular e Cidadã e as áreas prioritárias.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e reitor da Univates, Ney José Lazzari, salientou a importância do Planejamento Estratégico Regional, que dá o direcionamento das questões importantes para o Vale, e disse que é preciso olhar para esse documento e efetivar as ações projetadas. “Desejo que a gente avance e construa esse Vale cada vez melhor”, disse Lazzari na ocasião. De acordo com o diretor do Departamento de Participação Popular e Cidadã, Davi Schmidt, serão realizadas 28 audiências públicas no Rio Grande do Sul. “A integração entre o Governo do Estado e os Coredes é maior a cada dia que passa. Precisamos integrar os processos e os setores participativos aqui no Estado”, frisou.

As 10 áreas escolhidas para o Vale do Taquari foram: Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; Agricultura, Pecuária e Agronegócio; Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; Turismo; Meio Ambiente; Educação; Saúde; Habitação e Saneamento; Segurança Pública; e Casa Militar (Defesa Civil). Na audiência, ficou definido que 50% dos recursos serão destinados à Saúde, Educação e Segurança e divididos igualitariamente, enquanto o restante será direcionado às demais áreas.

A próxima etapa do processo consiste na realização das audiências municipais e microrregionais, oportunidades nas quais serão escolhidos os delegados. Já no dia 20 de julho, no auditório do prédio sete da Univates, haverá o encontro entre todos eles para apresentação dos projetos e definição da cédula de votação. A Participação Popular e Cidadã ocorre no dia 10 de agosto e a previsão é de que a região seja beneficiada com cerca de R$ 6 milhões.

Mais informações podem ser obtidas com o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari pelo telefone (51) 3714-7023.

 

Por Jaqueline Manica

Áreas prioritárias e as diretrizes do processo no Vale do Taquari foram definidas em audiência na Univates – Tamara Bischoff