Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 08 de Dezembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Atividade integra alunos e comunidade

Atividade especial integrou a comunidade local e os alunos com os participantes do teatro de São João

, 22 de julho de 2011 às 15h13

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de Arroio Grande, realizou na sexta-feira pela manhã uma atividade especial. O educandário promoveu a interação entre os estudantes e quatro pessoas que participam do teatro realizado anualmente nas festas de São João da comunidade.

A pragmática do encontro entre 44 estudantes, da Educação Infantil ao 5º ano, com quatro atores, funcionou nos moldes de uma coletiva de imprensa. Os alunos saciaram suas curiosidades sobre a produção da peça, abordando detalhes sobre temas: roteiro, trilha sonora, criação dos personagens, montagem do cenário, figurino, efeitos especiais, ensaios e a encenação.

O elenco tem como base os jogadores veteranos do Esporte Clube União, que se apresentam há cinco anos em eventos culturais, com o objetivo de proporcionar uma noite divertida à comunidade. A última apresentação, realizada no dia 25 de junho, teve o tema Kerb. “O público interage com os personagens […] a melhor parte são as palmas”, comentam os atores da peça que ganhou proporções regionais, através de membros da comunidade que moram em outros municípios.

De acordo com a diretora da escola, Magda Rockenbach, a idealização da atividade cultural partiu de um ex-professor do educandário, o empresário Hugo Schmitd, que foi morador da comunidade. “A intenção era resgatar esse momento de integração realizado no passado”, indica Magda. Como incentivo à iniciativa, Schmitd doou uma ilha digital para a escola. Conforme ela, o empresário sempre prestigia os eventos da comunidade escolar.

Por Jaqueline Manica