Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 11 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Economia

2ª Agroind Familiar começa hoje

Governador Tarso Genro confirmou presença na cerimônia de abertura, às 16h. Nesta edição a feira tem status nacional, já que há 55 expositores de outros estados

, 13 de julho de 2011 às 8h05

Está tudo pronto para o grande evento da agroindústria familiar. A 2ª Agroind Familiar – Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para a Agroindústria Familiar começa hoje, 13 de julho, com solenidade marcada para as 16h no Parque do Imigrante de Lajeado. Será o primeiro dos cinco dias da feira que tem como objetivo principal fortalecer e fomentar o desenvolvimento das agroindústrias familiares. A cerimônia de abertura terá a presença do governador do Estado, Tarso Genro, e dos secretários estaduais Luiz Fernando Mainardi (Agricultura, Pecuária e Agronegócio), Ivar Pavan (Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo) e Afonso Motta (secretário do gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas).

Neste ano a feira ganhou dimensão nacional, já que além de 139 unidades de pequenos produtores do Rio Grande do Sul, 55 de outros estados estarão presentes: Santa Catarina (17), Paraná (13), Rio de Janeiro (12) e Minas Gerais (13). A grande maioria participa de forma subsidiada, sendo por conta da Agroind as despesas de deslocamento, estadia e alimentação. “As agroindústrias familiares são um mecanismo importante para motivar os moradores do meio rural a ali permanecer. Não só no Vale, mas no Estado e no País, elas têm um vasto potencial para crescer. Mas para isso é preciso melhores condições, acesso a informações e ao mercado, a fim de viabilizar essas atividades. A feira quer contribuir neste sentido”, destaca o presidente da comissão organizadora da 2ª Agroind Familiar, Ardêmio Heineck.

Além das 194 agroindústrias, outros 104 estandes, entre empresas fornecedoras de máquinas e equipamentos, cooperativas, bancos, entidades e imprensa vão fazer parte da feira. Serão ocupados os quatro pavilhões, além dos dois saguões e área externa frontal. O evento segue até domingo, dia 17, com a previsão de receber cerca de 55 mil pessoas.

A feira será uma oportunidade para o público conferir a variedade e qualidade dos produtos, que vão dos tradicionais queijos e geleias a alimentos orgânicos produzidos sem o uso de agrotóxicos, e que terão um espaço de destaque com o “corredor dos ecológicos”. No local também poderá ser apreciado um saboroso café colonial. A Agroind vai aproximar as agroindústrias dos expositores fornecedores de tecnologia, máquinas, equipamentos, produtos e serviços, abrir canais de venda, seja com o consumidor final, seja com os comércios de varejo e atacado potenciais. Em paralelo, é a oportunidade que todos têm de também se capacitar através dos eventos técnicos.

A 2ª Agroind Familiar é uma organização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Tem na promoção a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag RS), Prefeitura de Lajeado e Emater RS.

Horários de visitação:

  • 13/07/11 – quarta-feira 16h (abertura oficial) às 20h30min
  • 14/07/11 – quinta-feira 9h às 20h30min
  • 15/07/11 – sexta-feira 9h às 20h30min
  • 16/07/11 – sábado 9h às 21h
  • 17/07/11 – domingo 9h às 18h
  • Valor do ingresso: R$ 5,00
Por Jaqueline Manica